gestão e tecnologia
Leo Couto visita Parque de Inovação em SP e propõe criação de HUB Tecnológico na Câmara de Fortaleza
Por Marlyana Lima - Em 11/07/2025 às 6:52 PM

Leo Couto integrou a missão que reuniu gestores públicos de diferentes regiões do país – Foto: Divulgação
O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Leo Couto (PSB), participou nesta sexta-feira (11) da missão institucional GovTech, em São José dos Campos (SP), onde visitou o Parque de Inovação Tecnológica (PIT) — considerado o maior do Brasil — para conhecer iniciativas tecnológicas voltadas à modernização e à eficiência da gestão pública.
A missão reuniu gestores públicos de diferentes regiões do país, incluindo prefeitos, secretários, vereadores e técnicos de vários municípios cearenses, com o objetivo de promover capacitações sobre inovações viáveis, replicáveis e sustentáveis. A programação teve foco em soluções que otimizem o serviço público e contribuam para o desenvolvimento local.
Durante a visita, Leo Couto destacou o impacto positivo da tecnologia na transformação da vida dos cidadãos. “Hoje nós estamos tendo uma experiência de como a tecnologia impacta na vida das pessoas. Estamos no PIT, local que reúne mais de 50 mil m² de integração com universidades, laboratórios de tecnologia e mais de 500 empresas que estão dando oportunidades para jovens de todo o Brasil. Foi um momento importante para que a gente possa levar as soluções desenvolvidas no PIT para a Câmara de Fortaleza e para o prefeito Evandro Leitão”, afirmou.
O presidente da Câmara esteve acompanhado do diretor-geral da Casa, Emanuel Ângelo, e do coordenador de Tecnologia da Informação (TI), Henrique Mota, que também participaram da programação voltada à troca de experiências e inovação na gestão pública.
HUB como incubadora de talentos
Um dos destaques da visita foi o Nexus, HUB de inovação do PIT que atua como espaço de fomento ao empreendedorismo, desenvolvimento de startups e criação de soluções para o setor público e privado. O local promove a conexão entre empreendedores, pesquisadores e gestores, além de funcionar como “aceleradora de resultados” e “incubadora de talentos” para jovens que desejam transformar ideias em negócios e soluções sociais.
Inspirado pela estrutura e propósito do Nexus, Leo Couto anunciou que pretende levar uma proposta semelhante à Câmara de Fortaleza. “Queremos implementar um HUB Tecnológico na Câmara de Fortaleza, para que jovens da nossa Cidade possam transformar suas ideias em soluções à gestão pública. Queremos criar um espaço em que eles possam encontrar a capacitação e as ferramentas necessárias para desenvolver suas habilidades. Pretendemos, inclusive, realizar Hackathons para solucionar problemas do nosso Legislativo”, declarou o vereador.
A proposta integra a agenda de modernização da Câmara Municipal de Fortaleza, voltada à digitalização de processos, à inclusão de novas tecnologias no Legislativo e à aproximação com a sociedade civil — especialmente com a juventude e o ecossistema de inovação local.
Mais notícias
Na Caixa Cultural




























