Eleições 2024

Leonardo Araújo disputa apoio do PT à Prefeitura de Palmácia; diretório municipal união de palanques

Por Redação In Poder - Em 15/05/2024 às 4:41 PM

Novo Projeto (14)

Foto: Divulgação

O ex-deputado estadual e atual assessor especial de assuntos federais do Ceará, Leonardo Araújo (PSB), está no centro de uma disputa pelo apoio do Partido dos Trabalhadores (PT) à sua candidatura a prefeito de Palmácia. Araújo é considerado o principal nome para suceder o atual prefeito, David Campos (PSB), mas pode enfrentar dificuldades para garantir o endosso do PT.

O PT de Palmácia indicou a pré-candidatura de Marcondes Barbosa, atual vice-prefeito do município, após um rompimento político com David Campos em março deste ano. Naquela época, já havia sinais de que Campos lançaria um nome para sua sucessão. Com a oficialização da candidatura de Araújo, surgiu a especulação sobre uma possível aliança com o PT, dado o excelente relacionamento de Araújo com a cúpula petista, incluindo o ministro Camilo Santana e o governador Elmano de Freitas.

No entanto, na segunda-feira, 13, o PT Palmácia publicou uma nota em seu perfil oficial no Instagram negando a possibilidade de retirar a candidatura de Marcondes e reafirmando sua autonomia em escolher seu candidato. “As respectivas candidaturas serão homologadas sem nenhum problema. Não é de hoje que o grupo oposição ao PT vem espalhando FAKENEWS na cidade de Palmácia”, diz um trecho do comunicado, atribuindo as alegações ao grupo opositor.

Leonardo Araújo, por sua vez, argumenta que, de acordo com o estatuto do PT, a indicação de pré-candidatos a cargos majoritários em municípios com menos de 100 mil eleitores precisa do aval do diretório estadual. “Marcondes descumpriu a orientação da Estadual e ainda ingressou com uma ação contra mim para barrar nosso domicílio. Isso deixou a direção estadual do PT em confronto com ele, e está ocorrendo um movimento natural pela intervenção, de acordo com o estatuto que reza que nos municípios com menos de 100 mil eleitores a indicação é da estadual”, declarou Araújo em entrevista ao jornal O Povo.

Os desdobramentos do caso ainda são incertos, mas a tendência é que o diretório estadual do PT intervenha no município de Palmácia. A pré-candidatura de Leonardo Araújo mostra-se mais competitiva, reunindo importantes siglas que já compõem a aliança do Governo do Estado em seu palanque.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder