Reconhecimento público
Leonardo Barreto recebe Medalha Boticário Ferreira, maior honraria da Câmara Municipal de Fortaleza
Por Marlyana Lima - Em 17/10/2025 às 2:38 PM

Delegado Leonardo Barreto, diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará – Foto: Divulgação
Com trajetória marcada pela dedicação à Polícia Civil do Ceará e à formação de profissionais da segurança pública, o delegado Leonardo Barreto, diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), será agraciado com a Medalha Boticário Ferreira, a mais alta distinção concedida pela Câmara Municipal de Fortaleza.
A entrega da honraria ocorrerá nesta sexta-feira (17), às 15 horas, durante sessão solene no Plenário Fausto Arruda, a partir de requerimento do vereador Tony Brito.
Delegado de Polícia de classe especial, Leonardo Barreto ingressou na Polícia Civil do Ceará em 2009 e, desde 2023, está à frente da Aesp/CE, instituição responsável pela formação inicial e continuada de todos os profissionais do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, incluindo os da Defesa Civil. Ele é o primeiro delegado de polícia a dirigir a Academia, reforçando o caráter técnico e integrador da gestão.
Trajetória
Ao longo de sua carreira, exerceu funções estratégicas na segurança pública cearense. Foi Delegado Municipal de Aracoiaba, Delegado Regional de Baturité e titular de três delegacias do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Fortaleza. Em 2017, assumiu a direção do DHPP e, posteriormente, comandou o Departamento de Polícia Judiciária da Região Metropolitana (DPJM), em 2021, e o Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE), em 2022, que reúne divisões de combate a crimes complexos, como DRACO, DENARC, DRF e DAS.
Na área acadêmica, Barreto é doutorando e mestre pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), com MBA em Gestão da Segurança Pública, especialização em Direito Penal e graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Também realizou formação internacional em Gestão de Cena de Crime pela Direction Régionale de la Police Judiciaire de Paris (DRPJ), destacando-se pelo enfoque técnico e científico da atuação policial.
Paralelamente à carreira pública, o delegado atua como professor do programa de pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal da Unifor e foi instrutor da Força Nacional, contribuindo para a qualificação de agentes de segurança em nível nacional. É autor do livro Crime e Cidade (2020) e coautor de Direito Penal sob a Perspectiva da Investigação Criminal Tecnológica (2021).
Reconhecido por sua liderança e contribuição à modernização da segurança pública, Leonardo Barreto já recebeu diversas honrarias institucionais, entre elas a Medalha General Assis Bezerra, a Medalha do Mérito Policial Militar, a Medalha José Moreira da Rocha, a Medalha Grande Mérito Policial Científico, a Medalha da SUPESP e a Medalha Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro.
Em 2023, foi homenageado pela Câmara Municipal de Fortaleza com o Título de Cidadão Fortalezense, e, em 2024, recebeu o Título de Cidadão Cearense da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).
Mais notícias
Conexão Criativa



























