Na Câmara dos Deputados
Leônidas Cristino promove discussão sobre custos da aviação e Eduardo Bismarck ressalta desafios do setor no Ceará
Por Julia Fernandes Fraga - Em 07/10/2025 às 1:44 PM

Setor de aviação foi tema da audiência desta terça, 7. Foto: Montagem/Câmara dos Deputados
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (7), audiência pública para discutir o sistema de transporte aéreo brasileiro, com foco nos custos operacionais do setor. O encontro reuniu representantes de governo, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e de entidades ligadas à aviação.
O deputado Leônidas Cristino (PDT-CE), propositor do debate, pretendia analisar os fatores que influenciam o preço das passagens aéreas — entre eles, o custo do querosene de aviação, as taxas aeroportuárias, a manutenção das aeronaves, a mão de obra especializada e a carga tributária.
Segundo o parlamentar, o impacto do alto número de ações judiciais movidas por passageiros contra companhias aéreas e a concentração de voos em rotas mais rentáveis, em detrimento das linhas regionais, também entraram em pauta.

Eduardo Bismarck foi um dos debatedores da audiência
O secretário de Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, esteve entre os debatedores convidados, participando de forma remota.
Bismarck, que também é deputado federal licenciado, relatou que, “como tem dialogado muito com as companhias aéreas”, pôde “contribuir na audiência pública focando na redução dos preços das passagens aéreas e no aumento de voos no Brasil e para o Ceará, especialmente”.
Ele parabenizou Leônidas Cristino pela iniciativa e ressaltou, ainda, a relevância do diálogo com diferentes órgãos e entidades do setor.
“Foi muito construtivo o debate, com a presença do Ministério do Turismo, da Anac, da Abear, do Ministério dos Portos e Aeroportos, da Infraero... uma série de pessoas importantes para discutir esse tema”, completou o secretário.
Além de Eduardo Bismarck, participaram da audiência pública representantes do Ministério de Portos e Aeroportos; do Ministério do Turismo; da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear); da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero); do Sindicato Nacional das Empresas de Administração Aeroportuária (Sineaa); do Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo (Sneta); e da Associação Nacional de Concessionárias de Aeroportos Brasileiros (Ancab).
A sessão está disponível na íntegra no canal do Youtube da Câmara dos Deputados.
Mais notícias
INDÚSTRIA FARMACÊUTICA




























