Presidenciáveis 2026
Levantamentos mostram Lula à frente em aprovação e desempenho digital entre possíveis candidatos
Por Julia Fernandes Fraga - Em 02/10/2025 às 5:47 PM

Lula aparece na frente, mas não confirmou tentativa de reeleição. Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em destaque em dois levantamentos recentes sobre potenciais candidatos à Presidência em 2026. De acordo com a pesquisa Pulso Brasil, realizada pelo Ipespe, Lula lidera a avaliação de nomes cotados para o pleito. Já no Índice Datrix de Presidenciáveis (IDP), que mede o desempenho digital dos postulantes, o petista registrou em setembro a melhor performance pelo segundo mês consecutivo. Ambas as análises foram divulgadas nesta quinta-feira (02).
Pesquisa Pulso Brasil
Na sondagem do Ipespe, 47% dos entrevistados consideraram que Lula seria um bom chefe do Executivo em caso de reeleição. Já 50% disseram acreditar que ele não seria um bom presidente, enquanto 3% não souberam ou não quiseram responder.
Em seguida aparece o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com 35% de aprovação. Pela margem de erro de dois pontos percentuais, ele está tecnicamente empatado com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que registrou 33%, e com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), com 32%.
Segundo o cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, o ranking busca identificar quais nomes possuem maior potencial eleitoral. “Quando não se dispõe ainda de uma lista de candidatos efetivos, a chamada intenção de voto, baseada em cenários concebidos arbitrariamente, pouco ou nada contribui para se projetar a força real dos presidenciáveis”, explicou.
O levantamento Pulso Brasil entrevistou 2,5 mil brasileiros aptos a votar entre os dias 19 e 22 de setembro, por telefone e internet, com nível de confiança de 95,45%.
Desempenho digital IDP
No Índice Datrix de Presidenciáveis (IDP), Lula também se manteve na liderança em setembro, resultado que repetiu o obtido em agosto. O presidente terminou o período com 26,60 pontos, o maior desempenho já registrado por ele na série.
Junto a Lula aparecem os governadores Ronaldo Caiado (União-GO) e Ratinho Jr. (PSD-PR). Ambos se beneficiaram da queda de desempenho do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que caiu de terceiro para sétimo lugar.
A Datrix ainda destacou o avanço de dois nomes da família Bolsonaro: a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, em quarto lugar, e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), em quinto.
De acordo com o CEO da Datrix, João Paulo Castro, o desempenho de Lula esteve ligado à comunicação digital de políticas sociais e à repercussão da possibilidade de um encontro com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Esses fatores foram cruciais para a melhora no que chamamos de mar aberto, que são as menções em veículos de imprensa, influenciadores e políticos, ou seja, fora das próprias redes”, afirmou.
Criado em janeiro de 2025, o IDP mede mensalmente três dimensões da performance digital dos presidenciáveis: a repercussão no chamado “mar aberto” (menções em veículos, influenciadores e políticos); as redes sociais próprias; e a classificação das menções entre positivas, neutras e negativas. A escala varia de -100 a 100.
Mais notícias
Registro Natalino



























