Medalha Herbert de Souza

Lia de Freitas é reconhecida com comenda da Alece por contribuição em políticas sociais

Por Julia Fernandes Fraga - Em 17/10/2025 às 4:28 PM

Lia Freitas

A primeira-dama receberá a Medalha Herbert de Souza na próxima quarta-feira, 22. Foto: Arquivo Portal IN

A primeira-dama do Ceará, Lia Gondim Araújo de Freitas, receberá, em sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), na próxima quarta-feira (22), a Medalha Herbert de Souza. A cerimônia está marcada para as 19h no Plenário 13 de Maio.

Instituída em 2002, a Medalha Herbert de Souza é concedida a personalidades e instituições que se destacam na promoção da cidadania e no combate à fome e à miséria no Ceará e no Brasil. Carrega o nome do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, que dedicou sua vida à luta contra a desigualdade social no Brasil.

Medalhaalece

A medalha cearense carrega o nome do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho

Lia de Freitas será homenageada graças ao trabalho no Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome, iniciativa estratégica do Governo do Estado que tem como foco a superação da fome e a promoção da dignidade humana.

Atuação

Lia de Freitas é formada em Administração e Administração Pública, mestre em Planejamento e Políticas Públicas e acadêmica de Medicina. Servidora pública há 18 anos, tem se destacado pela dedicação à construção de políticas integradas e sustentáveis voltadas à proteção social e à segurança alimentar no Ceará.

Programa

O Ceará Sem Fome foi instituído em 2023 como política pública estadual permanente, por meio da Lei nº 18.312.

A iniciativa atua de forma integrada com organizações da sociedade civil, prefeituras, entidades filantrópicas e voluntários, promovendo ações que incluem a distribuição de cestas básicas e refeições prontas, além da articulação de políticas públicas estruturantes de segurança alimentar. 

O programa funciona com base em três eixos principais:

> Cartão Ceará Sem Fome, no valor de R$ 300, beneficiando mais de 47 mil famílias;

> Rede de mais de 1.300 cozinhas sociais, responsáveis por servir diariamente mais de 130 mil refeições;

> Campanhas solidárias, que já arrecadaram mais de 500 toneladas de alimentos durante grandes eventos no Estado.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder