Gestão pública do futuro
Lideranças políticas e empresariais defendem pacto coletivo pelo Brasil em evento da Comunitas
Por Julia Fernandes Fraga - Em 27/09/2025 às 12:10 AM

18º Encontro da Comunitas Brasil aconteceu em SP nessa sexta, 26. Fotos: ComunitasBR/Instagram João Campos, Raquel Lyra, Ricardo Nunes
A Comunitas Brasil promoveu, nessa sexta-feira (26) em São Paulo, a 18ª edição do Encontro de Líderes, que reuniu cerca de 100 participantes e contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; dos governadores Raquel Lyra (PE), Mauro Mendes (MT), Eduardo Riedel (MS) e Eduardo Leite (RS); dos prefeitos João Campos (Recife) e Ricardo Nunes (São Paulo); e do secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo, Gilberto Kassab.
O encontro, integrado ainda por nomes como Carlos Jereissati (Grupo Iguatemi) e Marcos Lutz (Ultrapar), teve como tema “Brasil do Futuro: estratégias para uma gestão pública transformadora” e debateu segurança pública, eficiência estatal e modernização da máquina pública como pilares para o desenvolvimento nacional.
Lideranças em destaque
A presidente da Comunitas, Regina Esteves, enfatizou o papel do encontro como espaço de cooperação entre setores. “Não se trata de substituir o Estado, mas de cooperar, trazendo planejamento, visão de futuro e governança para apoiar políticas públicas mais fortes, duradouras e capazes de gerar impacto real na vida das pessoas”, afirmou.
No painel sobre segurança pública, mediado pela jornalista Andreia Sadi (GloboNews), os governadores Mauro Mendes e Raquel Lyra, os deputados José Mendonça Bezerra Filho e Hugo Motta, além de Gilberto Kassab, discutiram a necessidade de atualização da legislação e de maior articulação federativa.
O presidente da Câmara, Hugo Motta, falou sobre a necessidade de combater a infiltração do crime organizado e apresentou a PEC 14/2022, que propõe a criação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). A medida prevê maior coordenação entre União, estados e municípios, com prioridade orçamentária e integração das ações.
Em outro painel, direcionado ao serviço público, a mediação ficou a cargo do jornalista Fábio Zambeli (Grupo In Press) e reuniu Eduardo Riedel, Mauro Mendes, João Campos, Ricardo Nunes e o deputado Pedro Paulo Teixeira. O consenso foi de que a ineficiência do Estado é o maior entrave ao desenvolvimento nacional, com custos diretos e indiretos para a população.
O prefeito do Recife, João Campos, ressaltou que “é muito importante trocar experiências, ouvir, compartilhar os êxitos e os desafios da gestão para avançarmos sempre na direção de um serviço público cada vez mais eficiente e que entrega melhoria na vida das pessoas”.
Já no painel conduzido pelo jornalista da Revista Exame, Léo Branco, Carlos Jereissati e Marcos Lutz discutiram a contribuição estratégica da iniciativa privada para o desenvolvimento do Brasil sob a perspectiva da segurança pública e da necessidade de reformas legislativas.
O encerramento do Encontro de Líderes foi realizado pelo governador gaúcho, Eduardo Leite, que defendeu a cooperação entre setores como a chave para um Estado eficiente e um Brasil próspero.
- 18º Encontro de Líderes Comunitas Brasil
- Gilberto Kassab e Regina Esteves
- 18º Encontro de Líderes Comunitas Brasil
- Raquel Lyra
- João Campos
- Carlos Jereissati e Marcos Lutz
- Ricardo Nunes
- Eduardo Leite
Mais notícias
Conexão Criativa



































