Tributos legislativos
Luisa Cela e Margareth Menezes recebem em Fortaleza honrarias por contribuição à cultura
Por Julia Fernandes Fraga - Em 11/12/2025 às 5:45 PM

As duas gestoras foi homenageadas graças a requerimentos do vereador Aglaylson. Fotos: André Lima/CMFor
O Teatro Municipal São José, em Fortaleza, sediou na última semana a cerimônia de entrega do Título Honorário de Cidadã Fortalezense à secretária estadual da Cultura, Luisa Cela, e da Medalha Lauro Maia à ministra da Cultura, Margareth Menezes.
As homenagens foram concedidas pela Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) via requerimentos apresentados pelo vereador Aglaylson (PT), os quais reconhecem os serviços de Luisa Cela à cultura, à cidadania e aos direitos humanos na capital; e os de Margareth Menezes para a cultura brasileira.
À solenidade estiveram presentes o presidente da Câmara, vereador Leo Couto (PSB); a secretária municipal da Cultura, Helena Barbosa; o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida; o deputado estadual Missias Dias (PT); as vereadoras Profa. Adriana Almeida (PT) e Mari Lacerda (PT); o ex-prefeito de Sobral e pai de Luisa, Veveu Arruda, dentre outras autoridades municipais e estaduais.
Cultura como trilha de desenvolvimento
Durante a solenidade, o presidente Leo Couto destacou que Luisa Cela “encontrou na cultura um caminho de expressão, propósito e compromisso público”. Já Margareth Menezes, segundo ele, “transformou sua arte em trabalho, resistência e legado, tornando-se uma das vozes mais potentes da Música Popular Brasileira e uma das ministras mais influentes do mundo na área cultural“.
O vereador Aglaylson, por sua vez, ressaltou o simbolismo de realizar o evento no Teatro São José, que definiu como “berço da cultura da nossa cidade”, e declarou que o espaço “se levantou para reconhecer duas gestoras, mas também duas militantes da democracia cultural”.
Nos discursos das homenageadas, Luisa Cela se disse “muito honrada com o Título” e o dedicou aos seus familiares, em especial ao tio João, músico recém-falecido. A ministra Margareth Menezes também expressou emoção ao lembrar dos seus e do lugar de onde saiu. “Da periferia, a gente aprende uma coisa que é acreditar nesse Brasil de verdade. […] Essa riqueza e diversidade cultural que nós temos não é um problema, é uma solução”, afirmou.
Homenagens
O Título de Cidadania reconhece pessoas que prestam serviços relevantes à população ou se destacam pela atuação pública e particular no município; a Medalha Lauro Maia destaca cidadãos e entidades que contribuem para a valorização da identidade cultural fortalezense em diversas expressões artísticas e faz alusão ao compositor fortalezense Lauro Maia Teles (1913-1953), criador dos ritmos balanceio e miudinho, e referência nacional na música popular.
- Aglaylson, Luisa Cela, Veveu Arruda e Leo Couto
- Aglaylson, Margareth Menezes, Leo Couto e Helena Barbosa
- Solenidade no Teatro São José
- Leo Couto
- Aglaylson, Zelma Madeira, Luisa Cela, Margareth Menezes, Leo Couto e Adriana Almeida
- Solenidade no Teatro São José
Mais notícias
300 Mi em aportes


































