Artes cearenses
Luísa Cela fortalece diplomacia cultural em Paris e anuncia ações da Bienal de Dança
Por Julia Fernandes Fraga - Em 23/09/2025 às 12:10 AM

Secretária da Cultura está em Paris consolidando parcerias no ano da Temporada Brasil-França. Fotos: Reprodução/Redes sociais
A secretária da Cultura do Ceará, Luísa Cela, anunciou nesta segunda-feira (22), na Praça da República, em Paris, a parceria entre o Governo do Estado e a XV Bienal Internacional de Dança do Ceará, que neste mês ocupa o Chaillot – Théâtre national de la Danse. O acordo integra a Temporada França-Brasil 2025 e reforça a presença internacional da produção cultural cearense.
O destaque da programação é o espetáculo “Nosso Baile”, de Henrique Rodovalho, que será apresentado de 24 a 27 de setembro na Salle Firmin Gémier. O elenco reúne jovens artistas formados pelo Curso Técnico de Dança da Porto Iracema das Artes, em sua primeira grande circulação internacional. A ação faz parte do Conexões Artísticas Internacionais (CAIS), que une política pública, formação, circulação e afirmação cultural.
Em vídeo, a secretária falou sobre a expectativa para a estreia. “Bem feliz de ver os artistas cearenses, brasileiros, circulando aqui na França e também, claro, de receber os franceses no Brasil. Viva a cultura do Ceará, viva a dança do Ceará!”, celebrou.
Ela também agradeceu a Davi Linhares, diretor da Bienal Internacional, pela parceria com o governo do Ceará. “Que venham muitos outros e que essa experiência seja potente e transformadora para a carreira de todos os artistas que tiveram a oportunidade de participar dessas ações”, completou a gestora cultural.
Intercâmbio França-Brasil
Além da celebração cultural, Cela reuniu-se com o Setor Cultural da Embaixada do Brasil em Paris, com o diretor-presidente do Chaillot, Rachid Ouramdane, e com o diretor da Bienal, Davi Linhares, para tratar das ações da temporada e de novas cooperações em audiovisual, design e dança. Entre os projetos discutidos estão:
> 3ª edição da parceria entre a Porto Iracema das Artes, o Museu da Imagem e do Som (MIS) e a escola de cinema Cinéfabrique, de Lyon, prevista para 2026;
> acordos com o grupo francês Super Organique, especializado em obras imersivas sobre ecologia e sustentabilidade;
> cooperação com a Cinemateca de Toulouse e a Região de Occitânia;
> intercâmbios com a Société Française de Photographie;
> parceria do Centro de Design do Ceará (KUYA) e da UFC com a École Supérieure d’Art et Design de Saint-Étienne (Esadse), já resultando em um acordo de mobilidade acadêmica com novas ações para 2026.
“É fundamental assegurar que estas iniciativas e parcerias tenham longevidade e representem elos firmes de diplomacia e cooperação entre o Ceará e a França!”, defendeu Luisa Cela.
- Luísa Cela anuncia em Paris parceria do Ceará com Bienal Internacional de Dança
- Luísa Cela anuncia em Paris parceria do Ceará com Bienal Internacional de Dança
- Luísa Cela anuncia em Paris parceria do Ceará com Bienal Internacional de Dança
Mais notícias
Grupos definidos































