Pré-COP30
Lula abre semana da Cúpula do Clima com visita à comunidade amazônica no Pará
Por Julia Fernandes Fraga - Em 03/11/2025 às 12:10 AM

Flona do Tapajós é apresentada como exemplo de bioeconomia antes da COP30. Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou nesse domingo (2) a comunidade do Jamaraquá, na Floresta Nacional (Flona) do Tapajós, no oeste do Pará. A visita integra uma série de compromissos preparatórios para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerá de 10 a 21 de novembro, em Belém.
Durante a conversa com os ribeirinhos, o presidente ressaltou que “essa COP30 é um momento único na história do Brasil, porque é um momento em que a gente está obrigando o mundo a olhar a Amazônia com os olhos que deve olhar para a Amazônia. Não é só pedir para a gente manter a floresta em pé”.
Ele destacou a necessidade de políticas públicas que deem “sustentação econômica, educacional, de saúde para as pessoas que tomam conta dessa floresta”.
Ainda nesta semana, nos dias 6 e 7 de novembro, Lula também vai presidir a Cúpula do Clima, encontro que reunirá dezenas de chefes de Estado na capital paraense.
Cúpula do Clima em Belém
A Cúpula do Clima reunirá 143 delegações dos 198 países signatários dos tratados internacionais sobre o clima. De acordo com a ministra do meio ambiente, Marina Silva, o encontro servirá para que os líderes mundiais estabeleçam o “termo de referência” que guiará as negociações da COP30.
A plenária da Cúpula do Clima será aberta por Lula no dia 6 e seguirá até o dia 7, com discursos nacionais e sessões temáticas. O presidente brasileiro também liderará quatro painéis: o primeiro sobre o Fundo Florestas Tropicais para Sempre, seguido de debates sobre Florestas e Oceanos, Transição Energética e, por fim, os 10 anos do Acordo de Paris e financiamento climático.
Mais notícias
Carreira Judiciária




























