Força democrática
Lula alerta para risco de anistia e defende povo mais politizado
Por Julia Fernandes Fraga - Em 05/09/2025 às 1:20 AM

Presidente Lula pede apoio popular contra PL da anistia. Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que, se o projeto da anistia for votado no Congresso, existe “risco” de aprovação. Em encontro com comunicadores e influenciadores durante visita a Belo Horizonte (MG), nessa quinta-feira (4), Lula ressaltou que a mobilização contra o texto deve partir também da população.
O presidente destacou ainda que, apesar de o governo ter conquistado vitórias legislativas, a extrema direita mantém força significativa no Parlamento. “É uma batalha que tem que ser feita também pelo povo”, incentivou.
O projeto de lei defendido pela oposição, ao qual Lula se refere, prevê o perdão a condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, incluindo financiadores, incentivadores e organizadores.
Caso seja aprovado, pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro, réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.
O STF já considerou inconstitucional a anistia para crimes contra a ordem democrática, ao anular o indulto concedido por Bolsonaro ao ex-deputado Daniel Silveira, condenado em 2022 por tentar impedir o livre exercício dos Poderes e coagir autoridades.
Politização popular
Na ocasião, Lula também defendeu a necessidade de ampliar a conscientização política entre a população. “As pessoas precisam ser politizadas. As pessoas precisam ser orientadas sobre o que é certo e o que é errado. Nós precisamos combater a fake news. Não tem porquê a gente deixar que a mentira seja mais importante do que a verdade”, enfatizou.
Por último, o presidente ressaltou que a democracia deve ser sentida de forma prática.
“A democracia pro povo é comer, é estudar, é morar, é ter acesso à cultura, ao lazer, é fazer o que quiserem”, afirmou.
Mais notícias
REFERÊNCIA NACIONAL




























