Disputa pelo Planalto
Lula amplia vantagem em cenários para 2026, aponta Genial/Quaest
Por Julia Fernandes Fraga - Em 21/08/2025 às 12:30 PM

Presidente Lula lidera intenções de voto para eleições 2026. Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu distância em relação a todos os potenciais adversários em eventuais disputas de segundo turno na eleição presidencial de 2026, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (21).
Na rodada anterior, em julho, Lula aparecia empatado com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), no limite da margem de erro. Agora, o levantamento mostra o petista com 43% das intenções de voto contra 35% do paulista. A diferença do presidente para os demais possíveis concorrentes varia de 10 pontos (Ratinho Júnior, governador do Paraná) a 16 pontos percentuais (senador Flávio Bolsonaro e os governadores Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e Ronaldo Caiado, de Goiás).
Em um eventual confronto com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lula teria 12 pontos de vantagem. Contra Michelle Bolsonaro (PL), a diferença seria de 13 pontos; já em relação a Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o presidente levaria vantagem de 15 pontos.
Cenários de segundo turno
A Quaest traçou nove cenários de segundo turno. Em todos, Lula aparece na frente, com intenções de voto entre 43% e 48%. A pesquisa foi realizada em oito estados-chave: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Bahia e Pernambuco. O petista tem melhor desempenho no Nordeste, onde supera 60% em Pernambuco e Bahia.
Nos embates simulados:
Lula x Jair Bolsonaro: diferença nacional de 12 pontos, com Bolsonaro à frente apenas em Goiás e Paraná.
Lula x Tarcísio de Freitas: vantagem do governador em São Paulo (52% a 35%), Paraná e Goiás, mas derrota expressiva no Nordeste.
Lula x Michelle Bolsonaro: empate técnico em SP, MG, RJ e RS; ampla vantagem de Lula no Nordeste.
Lula x Ratinho Júnior: governador do Paraná alcança 73% em seu estado e venceria em Goiás.
Lula x Eduardo Leite: gaúcho teria vitória no RS (49% a 26%), além de vantagem no Paraná e Goiás.
Lula x Eduardo Bolsonaro: empates técnicos em SP, RJ e RS; Lula à frente em Minas, Bahia e Pernambuco.
Lula x Romeu Zema: governador de Minas tem 47% em seu estado, contra 34% de Lula.
Lula x Ronaldo Caiado: em Goiás, Caiado registra 72% das intenções de voto.
Lula x Flávio Bolsonaro: o senador só se aproxima de Lula no RJ (39% a 38%).
Outros números
A pesquisa aponta ainda que 47% dos entrevistados dizem ter mais medo da volta de Bolsonaro do que da reeleição de Lula. O índice cresceu entre eleitores que se dizem sem posicionamento político, passando de 36% em julho para 46% agora. Já os que afirmam temer Lula recuaram de 31% para 25%.
A maioria dos entrevistados (58%) considera que Lula não deveria disputar a reeleição — mesmo índice de julho. Essa percepção é majoritária em todos os estados pesquisados, com exceção da Bahia e Pernambuco. No caso de Bolsonaro, 65% afirmam que o ex-presidente deveria desistir e apoiar outro nome, percentual acima de 60% em todos os estados avaliados.
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentadas alternativas, Lula aparece com 16%, Jair Bolsonaro soma 9% e outros nomes — como Michelle Bolsonaro, Ratinho Júnior, Tarcísio de Freitas e Ciro Gomes (PDT) — não ultrapassam 1%. Brancos, nulos e abstenções chegam a 4%, enquanto os indecisos somam 66%.
Metodologia
A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 13 e 17 de agosto, com 12.150 entrevistas presenciais em todo o país. O levantamento incluiu uma amostra especial em oito estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Bahia e Pernambuco. A margem de erro é de dois pontos percentuais na amostra nacional e no estado de São Paulo, e de três pontos nos demais estados.
Mais notícias
MERCADO PREMIUM




























