Pesquisa CNT/MDA
Lula amplia vantagem em intenções de voto e venceria Tarcísio no 1º turno
Por Julia Fernandes Fraga - Em 08/09/2025 às 6:05 PM

Pesquisa CNT/MDA simulou disputa pela presidência entre Lula e Tarcísio. Foto: Montagem/Reprodução redes sociais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ainda no primeiro turno das eleições presidenciais de 2026. É o que mostra a pesquisa CNT/MDA, divulgada hoje (8), realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), em parceria com o Instituto MDA, entre os dias 3 e 6 de setembro.
De acordo com o levantamento, Lula tem 35,8% das intenções de voto, contra 17,1% de Tarcísio. No último estudo, divulgado em junho, o petista registrava 30% e o governador paulista, 18%. A variação indica um crescimento de quase seis pontos percentuais para o presidente.
Foram entrevistadas 2.002 pessoas em 140 municípios de todos os Estados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
Cenário com Jair Bolsonaro
Mesmo inelegível por decisões da Justiça Eleitoral, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi incluído no levantamento. Lula venceria novamente: 36,2% a 29,7%. Em junho, os números mostravam empate técnico, com Lula a 31% e Bolsonaro a 32%.
Outros candidatos
Na sequência, aparecem o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 11,6%; o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), com 10%; o de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), com 4,2%; e o de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 3,6%. Brancos e nulos somam 12,4%, enquanto 5,3% dos entrevistados afirmaram estar indecisos.
A pesquisa também avaliou o desempenho do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) no lugar de Tarcísio. Nesse caso, Lula amplia a vantagem, com 37,1% das intenções de voto, contra 14,6% de Eduardo. Nesse cenário, Ciro soma 12,3%, Ratinho aparece com 10,9% e Caiado, com 4,5%. Brancos e nulos são 11,8% e indecisos, 4,6%.
Eduardo, que está nos Estados Unidos, é indiciado por interferir em processo penal contra o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele já declarou temer ser preso caso retorne ao Brasil e chegou a sugerir concorrer à Presidência “virtualmente”.
Mais notícias
Registro Natalino



























