Ação nacional

Lula confirma Casa da Igualdade Racial em Fortaleza durante conferência em Brasília

Por Julia Fernandes Fraga - Em 17/09/2025 às 1:17 PM

54790492445 89a59dfeab K

Município de Fortaleza adere a ações para a igualdade racial. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a construção da Casa da Igualdade Racial em Fortaleza. A declaração foi feita durante a 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), que ocorre até sexta-feira (19) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. 

“Feliz é o presidente da República que tem um povo como vocês que, se não acreditassem naquilo que sonham, não teríamos feito uma conferência como essa que temos hoje aqui”, declarou Lula na ocasião, ressaltando que “o Estado não pode ser neutro” e que é preciso “assegurar oportunidades na busca por melhores condições de vida, precisamos dar início a uma reparação histórica”.

Sob o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, a Conapir 2025 reúne sociedade civil e poder público em um espaço multicultural de debates, retomando as discussões nacionais sobre igualdade racial após sete anos desde a última edição, que foi realizada em 2018.

Fortaleza igualitária

O anúncio de construção foi formalizado pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que assinou protocolos de intenção para adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) com o Ceará, além dos estados da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. 

Isaac Santos, coordenador de Igualdade Racial de Fortaleza, representou o município na conferência. “Este é um momento histórico para Fortaleza. A Casa da Igualdade Racial será um marco na nossa luta por reparação e justiça social”, celebrou ele. 

A adesão ao Sinapir e a futura Casa da Igualdade Racial permitirão que Fortaleza tenha acesso a recursos federais e fortaleça políticas locais de combate ao racismo. 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder