Política Externa
Lula confirma isenção de vistos para cidadãos chineses em conversa com Xi Jinping
Por Julia Fernandes Fraga - Em 23/01/2026 às 2:48 PM

Os líderes conversaram por cerca de 45 minutos nessa quinta-feira, 22. Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a isenção de algumas categorias de vistos de curta duração para cidadãos chineses, em reciprocidade à política adotada pela China desde 2025. A decisão foi comunicada ao presidente chinês, Xi Jinping, durante telefonema na noite de quinta-feira (22).
Em nota divulgada nesta sexta-feira (23), o Palácio do Planalto informou que a medida está inserida na ampliação da cooperação bilateral em áreas da “fronteira do conhecimento”. Desde 1º de junho de 2025, brasileiros não precisam de visto para entrar na China, política válida até 31 de dezembro de 2026 e que inclui outros países sul-americanos, como Argentina, Chile, Peru e Uruguai, entre 45 nações beneficiadas.
A isenção permite a entrada sem visto para negócios, turismo, visitas, intercâmbios e trânsito, com permanência de até 30 dias. O objetivo é facilitar o intercâmbio de pessoas e aprofundar a aproximação da China com a América Latina – destacando Brasil, Argentina e Chile, três das cinco maiores economias da região.
Outras pautas
O telefonema entre Lula e Xi Jinping durou cerca de 45 minutos. Os líderes trataram do fortalecimento da parceria estratégica, da Comunidade de Futuro Compartilhado Brasil-China, lançada em 2024, e das sinergias em infraestrutura, transição ecológica e tecnologia.
Segundo o Planalto, Lula destacou o papel de Brasil e China na defesa do multilateralismo, do direito internacional e do livre comércio. “Nesse contexto, os presidentes Lula e Xi reiteraram seu compromisso com o fortalecimento das Nações Unidas como caminho para a defesa da paz e da estabilidade no mundo”, diz a nota.
A agência estatal chinesa Xinhua informou que Xi afirmou que China e Brasil devem proteger os interesses do Sul Global e manter o papel central da ONU diante da “situação internacional turbulenta”, reiterando que a China seguirá como “boa amiga e parceira” da América Latina e do Caribe.
Presidentes de Brasil e Turquia discutem paz em Gaza e agenda econômica bilateral
Mais notícias
ANÁLISE DE CENÁRIOS

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)



























