Política

Lula e Alckmin serão diplomados nesta segunda (12) pelo Tribunal Superior Eleitoral

Por anamaria - Em 12/12/2022 às 7:14 AM

Lula E Alckmin

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB). Foto divulgação

Previsto no Código Eleitoral, além de ser uma simbologia que marca o fim de todo o este processo, a chapa eleita, composta por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), presidente e vice-presidente eleitos, respectivamente, serão diplomados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta segunda-feira (12), no plenário da Corte, em Brasília, às 14h.

Ao passar por este rito que antecede a posse, os novos governantes do país políticos estarão habilitados para exercerem os cargos a que foram eleitos. Realizada desde 1946 por meio do TSE, a diplomação, que só acontece após o encerramento de prazos de contestação e aprovação das contas da campanha, certifica também a escolha da população nas urnas.

Com um esquema de segurança montado pela equipe da chapa eleita, a solenidade deverá contra com cerca de 130 convidados, conforme informou o Tribunal Eleitoral. Com relação as diplomações de senadores e governadores, a responsabilidade fica a cargo dos Tribunais Regionais Eleitorais, e, segundo o TSE, estão marcadas para acontecer entre os dias 12 e 21 de dezembro.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder