Funeral
Lula e Janja se despedem de Pepe Mujica em Montevidéu
Por Oceli Lopes - Em 15/05/2025 às 5:58 PM

Lula e Janja abraçam Lucía Topolansky viúva do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica. Foto: Ricardo Stuckert
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), compareceu na tarde desta quinta (15) ao velório do ex-presidente uruguaio, Pepe Mujica, na capital Montevidéu. Lula chegou direto de Pequim/China, após aproximadamente 25 horas de voo. A primeira-dama Janja Lula da Silva também participou da cerimônia.
Lula falou assim aos jornalistas presentes:
“Eu estou vindo de uma viagem de Pequim. Eu ontem fiquei sabendo da morte do companheiro Pepe Mujica e imediatamente liguei para o presidente Yamandú pra saber que horas ia ser o velório, porque eu não queria que o Pepe fosse cremado ou enterrado sem que eu pudesse me despedir do Pepe Mujica. Foram 25 horas de voo até aqui para prestar uma homenagem a um político que eu não o respeito apenas como político, o Pepe Mujica é mais do que isso. Pepe Mujica é um ser humano muito, muito especial, para quem pensa no passado, para quem pensa no presente, para quem pensa no futuro.
O que é gratificante para nós, seres humanos, é que uma pessoa como Pepe Mujica não morre. Se foi o corpo dele, a carne dele se vai, mas as ideias que Pepe Mujica plantou em todos esses anos, inclusive a generosidade de um homem que passou 14 anos no cárcere, e que conseguiu sair para a liberdade sem nenhum ódio das pessoas que o aprisionaram, das pessoas que o torturaram. Isso é uma dádiva de Deus, que só é concedida a seres humanos superiores, e o Pepe Mujica é um ser humano superior. É uma pessoa que tem poucas no mundo com a similaridade, com a competência política, com a capacidade de falar, sobretudo com a juventude, como Pepe Mujica.
Eu conheci na minha vida muita gente, muitos políticos, muita gente que eu gosto, muita gente que eu respeito, mas o Pepe era aquela figura especial. O Pepe era aquela figura mais carinhosa, aquela figura em que eu aprendi a respeitar, admirar e a seguir cada passo que o Pepe dava depois que ele assumiu a Presidência do Uruguai. Então, não podia de deixar de vir me despedir dele e da esposa dele, que tanto quanto Pepe, é uma figura muito admirável.
Eu saio daqui com muita tristeza porque nós tivemos nesses últimos 15 dias duas perdas irreparáveis: o Papa Francisco, que era uma ser humano muito, muito, muito especial, com uma concepção humana muito grande, com uma generosidade acima da média da humanidade, e agora o Pepe Mujica o acompanha.
E eu espero que os dois juntos, onde eles estiverem no céu, não deixem de olhar e consigam abençoar para que a humanidade seja melhor, para que a humanidade seja mais fraterna, para que a humanidade seja mais generosa, e que a política possa ser feita de forma mais digna, mais respeitosa e mais solidária. Por isso eu me vou agora para o Brasil tendo a certeza de que a minha vinda aqui foi dar um abraço numa das pessoas que eu aprendi a respeitar como poucas vezes eu respeitei alguém na minha vida. Um beijo para vocês”.
Cremação
O corpo do ex-presidente Pepe Mujica será cremado em cerimônia privada, e suas cinzas serão depois espalhadas em sua chácara, no mesmo local onde está enterrada sua cachorra Manuela, o que era um desejo dele.
A chácara de Mujica, 89, e Lucía Topolansky, 80 anos, fica em Rincón del Cerro, nos arredores da capital Montevidéu. Ali, ao longo de toda a sua trajetória, Pepe viveu uma vida simples e austera, onde plantava flores, especialmente rosas, e árvores frutíferas.
Fontes: Gov.Br e Agência Brasil.
Mais notícias
Nesta Segunda




























