Conferência na ONU
Lula e Macron se unem para pressionar por paz entre Israel e Palestina
Por Julia Fernandes Fraga - Em 22/09/2025 às 7:02 PM

Presidente francês e presidente brasileiro estão em Nova York para eventos de agenda global. Fotos: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta segunda-feira (22) da Conferência Internacional de Alto Nível para a Solução Pacífica da Questão da Palestina e a Implementação da Solução de Dois Estados, realizada na sede da ONU, em Nova York. O encontro foi convocado pela França e pela Arábia Saudita e contou com a presença de líderes globais, incluindo o presidente francês Emmanuel Macron.
A conferência começou às 15h no horário local (16h em Brasília) e buscou discutir caminhos concretos para o fim da ocupação e a criação de um Estado palestino independente. Segundo o Itamaraty, o Brasil espera que o momento sirva para que mais países reconheçam formalmente a Palestina.
Lula discursou durante o evento e abordou a ideia de “empoderamento da Autoridade Palestina”.
“O conflito entre Israel e Palestina é hoje o símbolo maior dos obstáculos enfrentados pelo multilateralismo. Ele nos lembra a grandeza do tempo, a resiliência da natureza e a força da humanidade. Não podemos falar em território quando a ocupação é ilegal. É necessário empoderar a Autoridade Palestina para que haja um governo legítimo, capaz de representar sua população e construir, junto com a comunidade internacional, um futuro de paz, justiça e dignidade para todos”, defendeu o presidente brasileiro.
A reunião ocorre um dia após os primeiros-ministros do Reino Unido, Keir Starmer; do Canadá, Mark Carney; e da Austrália, Anthony Albanese, anunciarem o reconhecimento do Estado da Palestina. Em comunicados, os líderes condenaram as ações de Israel na Faixa de Gaza e responsabilizaram o Hamas pelos ataques de outubro de 2023.
- Presidente Lula foi a Nova York para participar de debates internacionais na ONU
- Presidente Lula foi a Nova York para participar de debates internacionais na ONU
- Presidente Lula foi a Nova York para participar de debates internacionais na ONU
- Presidente Lula foi a Nova York para participar de debates internacionais na ONU
80ª Assembleia Geral da ONU
Lula embarcou para os Estados Unidos no domingo (21) e abrirá os discursos do debate geral da 80ª Assembleia Geral da ONU na manhã desta terça-feira (23).
Na quarta (24), o presidente participa de dois eventos: “Em Defesa da Democracia e Contra o Extremismo”, ao lado de Gabriel Boric e Pedro Sánchez, e de uma reunião sobre a crise climática, copresidida com o secretário-geral António Guterres.
Já nesta segunda (22), Lula, o ministro da Educação, Camilo Santana e o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), se reuniram com o CEO do TikTok, Shou Zi Chew, para tratar de investimentos no país.
A agenda do presidente do Brasil também inclui mobilização de apoio ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre, que será lançado em Belém, e participação em encontro promovido pelo Centro Global de Adaptação para discutir mecanismos de adaptação às mudanças climáticas.
Mais notícias
COMÉRCIO EXTERIOR
































