Geopolítica

Lula e primeiro-ministro indiano articulam resposta ao protecionismo dos Estados Unidos

Por Marlyana Lima - Em 07/08/2025 às 4:48 PM

Lula India Mc Abr 08072025 14

O presidente Lula e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, tiveram uma conversa por telefone  – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, conversaram por telefone durante cerca de uma hora nesta quinta-feira (7). Segundo informações divulgadas pelo Palácio do Planalto, um dos principais temas abordados foi a imposição de tarifas unilaterais pelos Estados Unidos, além de outros assuntos relacionados ao cenário econômico internacional.

No último dia 30, o presidente Donald Trump anunciou a aplicação de tarifas de 25% sobre produtos indianos. Uma semana depois, um novo decreto norte-americano elevou essa taxa para 50%, sob a justificativa de que a Índia continua a importar petróleo russo, direta ou indiretamente. Com isso, o país asiático passou a ser taxado no mesmo patamar aplicado aos produtos brasileiros. Até o momento, Brasil e Índia são os dois países mais afetados pelo tarifaço do governo Trump.

Meta conjunta

Durante a conversa, Lula e Modi também reiteraram a meta conjunta de elevar o comércio bilateral para mais de US$ 20 bilhões até 2030. Para isso, ambos concordaram em ampliar a cobertura do acordo entre o Mercosul e a Índia.

As lideranças trocaram ainda informações sobre plataformas de pagamento digital adotadas em seus respectivos países, como o PIX brasileiro e a UPI indiana – sigla para Unified Payments Interface, sistema de pagamento em tempo real em operação na Índia.

A nota divulgada pelo governo brasileiro nesta quinta-feira também informa que Lula deve visitar a Índia no início de 2026. Como etapa preparatória da visita, os dois líderes acordaram que o vice-presidente Geraldo Alckmin irá à Índia em outubro próximo, por ocasião da reunião do Mecanismo de Monitoramento de Comércio.

A comitiva liderada por Alckmin contará com ministros e empresários brasileiros e participará de uma série de encontros voltados à ampliação da cooperação nas áreas comercial, de defesa, energia, minerais críticos, saúde e inclusão digital.

Há um mês, o primeiro-ministro indiano esteve no Brasil. Na ocasião, além de defender maior protagonismo conjunto na governança global, Lula reforçou seu posicionamento a favor da entrada do Brasil e da Índia como membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder