Missão asiática
Lula parte para compromissos na Indonésia e na Malásia com foco em relações exteriores
Por Julia Fernandes Fraga - Em 21/10/2025 às 5:49 PM

Alckmin assume presidência enquanto Lula vai à Ásia. Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou nesta terça-feira (21) rumo à Ásia, onde cumprirá uma série de compromissos oficiais na Indonésia e na Malásia. O avião presidencial, que decolou da Base Aérea de Brasília, fará uma primeira parada em Johanesburgo, na África do Sul, com chegada prevista para as 18h55 (horário de Brasília), antes de seguir para Jacarta, capital da Indonésia.
Durante a ausência de Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) assume interinamente a Presidência da República.
Visita de cortesia à Indonésia
A visita de Estado à Indonésia começa na quinta-feira (23), em retribuição à viagem do presidente indonésio, Prabowo Subianto, ao Brasil em julho deste ano. Durante a estadia, Lula participará de cerimônia oficial de recepção e está prevista a assinatura de um memorando de entendimento na área de energias renováveis, além de outros atos bilaterais.
No mesmo dia, o presidente brasileiro discursará no encerramento do Fórum Empresarial Brasil–Indonésia e se reunirá com empresários locais.
Na sexta-feira (24), Lula visitará a sede da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), em Jacarta, e terá encontro com o secretário-geral do bloco, Kao Kim Hourn. Ainda na data, ele embarca para Kuala Lumpur, capital da Malásia, onde manterá agenda até o dia 28.
Possível encontro com Trump na Malásia
Em Kuala Lumpur, o chefe do Executivo participará, no sábado (25), da cerimônia de visita de Estado, que incluirá assinatura de atos e declaração à imprensa. Lula também será agraciado com o título de doutor honoris causa pela Universidade Nacional da Malásia (UKM).
No domingo (26), o presidente participará da abertura da 47ª Cúpula da Asean e de reuniões bilaterais. Até o momento, está confirmado um encontro com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Há expectativa também de uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, às margens da conferência.
Pelas redes sociais, antes do embarque, Lula publicou: “[…] Com esta missão, damos mais um importante passo para consolidar a presença do Brasil no cenário global, ampliando as fronteiras do nosso comércio e nossas relações exteriores”.
Mais notícias
IMPACTO NO TURISMO




























