“COP da verdade”
Lula quer tarifa climática para nações ricas e reforça metas ambientais
Por Julia Fernandes Fraga - Em 13/08/2025 às 4:28 PM

Lula abordou pauta ambiental em entrevista no programa É da Coisa. Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Lula afirmou nessa terça-feira (12) que, durante a COP30, que ocorre em novembro, em Belém (PA), o Brasil irá propor que países ricos paguem uma tarifa para conter as mudanças climáticas. “Nós queremos, na verdade, que haja justiça ambiental. E a COP, no Brasil, será transformada na COP da verdade”, disse em entrevista ao jornalista Reinaldo Azevedo.
O presidente afirmou que essas nações têm uma dívida anual de mais de US$ 1,3 trilhão devido às mudanças climáticas, e disse querer ouvir líderes mundiais sobre os alertas científicos. “Se eles acham que há um problema de aquecimento global ou não. A nossa responsabilidade é de não permitir que haja um aquecimento. Na verdade, já está em curso”, declarou.
Para Lula o tema educação ambiental deve ser incluído no currículo escolar. “Uma criança aprendendo como é que faz coleta seletiva de lixo pode educar o pai e a mãe”, acredita, citando ainda os casos de neve na Arábia Saudita e chuvas no deserto como sinais da “irresponsabilidade humana”.
Brasil
Segundo o mandatário, será criado um conselho ligado à Presidência para discutir a exploração mineral em terras brasileiras e defendeu produção nacional dos minérios extraídos. “Nós só temos conhecimento de 30% do nosso território. Vamos fazer um levantamento de 100% e usar isso para que o país dê um salto de qualidade”, ponderou.
Sobre a Amazônia, destacou que a região abriga 30 milhões de pessoas e que o desmatamento caiu 50% sob seu governo. “Vamos chegar a desmatamento zero até 2030”, garantiu. “Nós queremos cuidar da nossa floresta, da nossa água, do nosso Pantanal, da nossa Caatinga, do nosso Cerrado. Embaixo de cada copa de árvore existe um pescador, um seringueiro, um extrativista, um trabalhador rural, um indígena. Essa gente precisa sobreviver”, defendeu Lula.
Mais notícias
escala 6x1




























