Pacto Histórico

Lula vê aprovação do acordo UE–Mercosul como marco para integração entre blocos

Por Julia Fernandes Fraga - Em 09/01/2026 às 6:21 PM

54905044425 67d3a65fff K

Cada país acertará individualmente com a UE a execução do acordo. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou a aprovação do acordo entre União Europeia e Mercosul, confirmada nesta sexta-feira (9) pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, com apoio da maioria dos Estados-membros. Nas redes sociais, Lula classificou o resultado como “uma vitória do diálogo, da negociação e da aposta na cooperação e na integração entre os países e blocos”.

De acordo com o presidente brasileiro, o tratado beneficia ambos os lados e representa “uma sinalização em favor do comércio internacional”. Ele lembrou que o acordo, tratado como prioridade por seu governo, encerra 25 anos de negociações. “Dia histórico para o multilateralismo”, apontou o presidente, citando que os dois blocos somam 718 milhões de pessoas e um PIB de US$ 22,4 trilhões.

O Itamaraty e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços também celebraram o avanço, destacando tratar-se do maior acordo comercial já negociado pelo Mercosul.

Agora, com a aprovação europeia, Ursula von der Leyen deve viajar ao Paraguai na próxima semana para ratificar o acerto. Os países do Mercosul ainda precisam submeter o texto aos seus parlamentos, com entrada em vigor individual.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder