
Lula viaja ao Canadá para G7 com foco em energia e clima
Por Aflaudisio Dantas - Em 16/06/2025 às 10:40 AM

Presidente Lula foi convidado para a cúpula pelo primeiro-ministro canadense Mark Carney Foto Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou na manhã desta segunda-feira (16) para o Canadá, onde participará, nesta terça (17), da 51ª Cúpula do G7, o grupo que reúne as sete maiores economias industrializadas do mundo. O encontro será realizado na cidade de Kananaskis, na província de Alberta.
O convite partiu do primeiro-ministro canadense, Mark Carney. Em postagem nas redes sociais antes da viagem, Lula destacou a importância da participação brasileira: “A convite do Primeiro-Ministro canadense, Mark Carney, embarco nesta manhã para o Canadá. Lá, irei representar o Brasil na sessão ampliada da Cúpula do G7, que ocorre amanhã”.
Entre os principais temas da cúpula deste ano, a segurança energética ocupa papel central nas discussões, especialmente na sessão que contará com países convidados, como o Brasil. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o debate vai girar em torno de três eixos principais: tecnologia e inovação, diversificação e viabilização de cadeias produtivas de minerais críticos, além de infraestrutura e investimentos no setor.
De acordo com o embaixador Mauricio Lyrio, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty, o encontro também servirá para abrir diálogos que serão aprofundados na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30), que acontecerá em Belém (PA), em novembro.
“A participação do presidente Lula será uma oportunidade para que o Brasil apresente os avanços na organização da COP-30 e convide outros países a participarem ativamente do evento”, afirmou Lyrio. O diplomata ressaltou ainda que os temas em debate no G7 têm ligação direta com as pautas climáticas que estarão em discussão em Belém.
Além do Brasil, participam da sessão ampliada da cúpula outros países convidados, como África do Sul, Austrália, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Índia e México. Já o grupo principal é formado por Estados Unidos, Itália, França, Reino Unido, Japão, Canadá e Alemanha.
Mais notícias


Moda emoldurada
