Crise na América
Maduro se declara inocente em audiência nos EUA enquanto Delcy Rodríguez assume interinamente a Venezuela
Por Julia Fernandes Fraga - Em 05/01/2026 às 6:46 PM

Vice-presidente tomou posse para governar 90 dias. Foto: Reprodução/Instagram
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou-se inocente em audiência de instrução realizada nesta segunda-feira (5) em um tribunal federal de Manhattan. “Não sou culpado. Sou inocente de tudo o que foi mencionado aqui”, afirmou, dizendo ainda ser um “presidente sequestrado”. A primeira-dama, Cilia Flores, também se declarou “completamente inocente”.
Maduro e Flores estão detidos em um presídio federal no Brooklyn e na ocasião foram oficialmente notificados de acusações como narcoterrorismo, conspiração para importar cocaína e posse de armas e explosivos.
O juiz Alvin K. Hellerstein informou que ambos têm direito a contato com o consulado da Venezuela, prerrogativa solicitada pelo casal. As defesas indicaram que, por ora, não pedirão liberdade sob fiança. O juiz afirmou haver base legal para manter os réus sob custódia e marcou nova audiência para 17 de março.
Defesa
A defesa de Cilia Flores informou possível fratura ou hematoma grave nas costelas da primeira-dama, com necessidade de avaliação médica. O advogado Mark Donnelly atribuiu as lesões ao que classificou como sequestro.
Já o advogado de Maduro, Barry Pollack, argumentou que o presidente enfrenta problemas de saúde e questionou a legalidade do que chamou de sequestro militar, além de indicar que a defesa apresentará diversas moções, sustentando imunidades por se tratar de chefe de Estado.
Transição política na Venezuela
Enquanto isso, após a operação militar dos Estados Unidos em Caracas, a vice-presidente Delcy Rodríguez assumiu interinamente a presidência. Ela tomou posse nesta segunda (5) perante a Assembleia Nacional, com mandato interino renovável de 90 dias indicado pelo Supremo Tribunal de Justiça. As Forças Armadas e o Legislativo reconheceram sua autoridade.
Ainda no sábado (3), o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone com Delcy Rodríguez. Ela também teria se comunicado via carta com o presidente dos EUA, Donald Trump, defendendo uma relação “equilibrada e respeitosa”. Washington indicou, no entanto, que pretende exigir que seus interesses sejam atendidos pelo governo interino, incluindo declarações sobre as reservas de petróleo venezuelanas.
Mais notícias
COMÉRCIO EXTERIOR

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)


























