Gestão Reconhecida
Magistratura cearense reconduz Hercy Alencar à ACM com posse na próxima sexta
Por Julia Fernandes Fraga - Em 12/12/2025 às 5:01 PM

Hercy Alencar e Helga Medved seguem para o segundo mandato à frente da entidade. Foto: ACM
A Associação Cearense de Magistrados (ACM) realiza em 19 de dezembro a Solenidade de Posse da Diretoria – Triênio 2026-2028. O evento está marcada para as 19h, no Auditório Carlos Alberto Studart, no BS Design, e oficializa a recondução do juiz José Hercy Ponte de Alencar à presidência da entidade, pela chapa única “Valorização, Independência e União”.
Eleição quase unânime
O processo eleitoral, ocorrido on-line nos dias 11 e 12 de novembro e presencialmente no dia 14, registrou 438 votos para a chapa, equivalentes a 97,33% dos votos válidos. Dos 695 associados, 450 participaram da votação (64,75%). Houve ainda 12 votos em branco e 2 nulos.
Para o magistrado reeleito, a recondução reflete a aprovação às ações desenvolvidas no triênio 2023-2025, com avanços na defesa das prerrogativas, articulação institucional e valorização da carreira.
“A confiança renovada dos colegas magistrados é um reconhecimento ao trabalho coletivo que temos desenvolvido”, celebrou Hercy Alencar, citando também “a presença e o engajamento da categoria”.
Ver essa foto no Instagram
Perfil
Formado em Direito desde 1996, Hercy Alencar possui especialização em Direito Público e mestrado em Direito, Processo e Desenvolvimento. Atuou por quase nove anos como promotor de Justiça no MPRN e, no Judiciário cearense, foi servidor do TJCE e juiz titular do Juizado Especial Cível e Criminal de Quixadá. Tem ainda forte atuação acadêmica e integra o Banco Nacional de Formadores da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
Diretoria 2026-2028
José Hercy Ponte de Alencar preside o Conselho Executivo ao lado de Helga Medved. Nas demais diretorias da ACM estão:
Cleber de Castro Cruz – Comunicação; Jorge Cruz de Carvalho – Prerrogativas; Mário Parente Teófilo Neto – Administração; Magno Rocha Thé Mota – Cultura e Educação; Wallton Pereira de Souza Paiva – Patrimônio e Finanças; Francisca Sônia Costa – Aposentados; Francisca Timbó de Lima – Pensionistas; e Francisco Eduardo Girão Braga – Esportes.
Edwiges Coelho Girão e Anderson Alexandre Nascimento Silva compõem a Secretaria; Raimundo Lucena Neto e Neliane Ribeiro de Alencar, a Tesouraria.
Já o Conselho Fiscal é integrado por José Eduardo Machado de Almeida; Ademar da Silva Lima; Cristiane Maria Castelo Branco Machado Ramos; Hyldon Masters Cavalcante Costa.
Mais notícias
Finanças Públicas




























