Medalha Boticário Ferreira
Maior honraria da Câmara de Fortaleza é concedida ao vereador Wellington Sabóia
Por Julia Fernandes Fraga - Em 16/12/2025 às 1:05 PM

O requerimento teve autoria da vereadora Dayane Costa e a cerimônia foi conduzida pelo presidente Leo Couto. Fotos: CMFor e Divulgação
A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), nessa segunda-feira (15), homenageou com a Medalha Boticário Ferreira o vereador licenciado Wellington Sabóia (Podemos), em reconhecimento à sua trajetória política e aos serviços prestados à capital cearense. A homenagem foi proposta pela vereadora Dayane Costa (Podemos), por meio do requerimento nº 9064/2025.
A cerimônia, ocorrida no Plenário Fausto Arruda, reuniu nomes como o presidente da CMFor, vereador Leo Couto (PSB); o secretário-chefe do Gabinete do Prefeito, vereador licenciado Eudes Bringel (PSD); a presidente municipal do Procon Fortaleza, Eneylandia Rabelo; o presidente do Podemos Ceará, Bismarck Maia; e o presidente do partido Mobiliza Ceará, Reginaldo Moreira.
Além das figuras citadas, também integraram a Mesa o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), Fernando Galiza; e a presidente do Sindicato de Educação da Livre Iniciativa do Estado do Ceará (Sinepe-CE), Graça Bringel.
Trajetória pública
Francisco Wellington Sabóia Vitorino é natural de Fortaleza, mas mantém vínculos com o município de Canindé, onde estão suas raízes familiares. Bacharel em Teologia, iniciou sua trajetória política em 2008, quando assumiu, como segundo suplente, um mandato de 120 dias na Câmara Municipal. Foi eleito vereador em 2012, reeleito em 2020 e reconduzido ao cargo em 2024 pelo partido Podemos, com 11.014 votos.
No Legislativo municipal, Sabóia se destacou por projetos voltados à defesa dos direitos do consumidor, da mulher e ao enfrentamento da violência doméstica, além de ações relacionadas à ampliação do acesso a políticas públicas de proteção social.
Durante sua passagem pela presidência do Procon Fortaleza, o órgão passou por um processo de fortalecimento institucional, com destaque para o programa “Zera Dívida”, que possibilitou a renegociação de débitos e a recuperação do crédito de milhares de fortalezenses.
O parlamentar também ganhou projeção nacional ao denunciar e provocar o Procon Fortaleza a multar as empresas Apple e Samsung pela prática de venda casada, após a retirada dos carregadores das embalagens de celulares. A iniciativa ampliou o debate sobre o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e teve repercussão entre consumidores de todo o país.
Ao longo da carreira, Wellington exerceu ainda funções no Poder Executivo e ocupou cargos de liderança partidária, tendo presidido legendas como PSC e Avante. Atualmente, preside o Podemos Fortaleza.
Medalha Boticário Ferreira
Instituída em 1981, a Medalha Boticário Ferreira é a maior honraria concedida pela Câmara Municipal de Fortaleza e reconhece personalidades que se destacam por contribuições relevantes à cidade. A comenda leva o nome do farmacêutico Antônio Rodrigues Ferreira (1804–1859), conhecido como Boticário Ferreira, que exerceu os cargos de presidente da Câmara Municipal e prefeito de Fortaleza.
- Dayane Costa, Wellignton Sabóia e Leo Couto
- Wellington Sabóia
- Mesa de Honra
- Wellington Sabóia e Leo Couto
- Bismarck Maia, Leo Couto, Wellington Sabóia e Dayane Costa
- Mesa de Honra
- Viviane Goyanna, Edmilson Pinheiro, Wellinton Sabóia e Ticiana Pinheiro
- Entrega da Medalha Boticário Ferreira a Wellington Sabóia
- Entrega da Medalha Boticário Ferreira a Wellington Sabóia
Mais notícias
SALA NORDESTE FORTE





































