Prefeita Pioneira

Maria Luíza Fontenele recebe distinção inédita do Senado por trajetória na vida pública

Por Julia Fernandes Fraga - Em 20/02/2026 às 12:26 AM

Marialuizafontenele

Cearense foi a primeira prefeita eleita em capital no Brasil. Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A professora, ex-deputada federal e primeira prefeita de Fortaleza, Maria Luíza Fontenele, está entre as oito mulheres escolhidas para a primeira edição da Comenda Ceci Cunha, honraria instituída pelo Senado.

As homenageadas foram definidas em dezembro de 2025 por um conselho composto por nove senadores e a cerimônia está marcada para a próxima terça-feira (24), às 10 horas, em Brasília.

Marco na política brasileira

Eleita em 1985 para comandar a Prefeitura de Fortaleza, Maria Luíza tornou-se a primeira prefeita da capital cearense e a primeira mulher a assumir o Executivo de uma capital no país. Posteriormente, exerceu mandato como deputada federal.

A Comenda

Cecicunha

Ceci Cunha era também mãe do ex-senador Rodrigo Cunha. Foto: Agência Senado

A honraria leva o nome de Ceci Cunha (Josefa Santos Cunha), professora e médica, vereadora de Arapiraca (AL) por dois mandatos consecutivos e deputada federal de 1995 a 1998. Ela foi assassinada a mando de seu suplente durante o exercício do mandato e será homenageada in memoriam na primeira edição.

A comenda é destinada a mulheres que se destacaram no exercício da atividade legislativa ou executiva. A distinção foi criada pela Resolução do Senado 49/2024, decorrente do PRS 64/2023, de autoria do senador Magno Malta (PL-ES).

Confira os nomes das demais agraciadas: 

Célia Rocha — médica pediatra, ex-deputada federal e ex-prefeita de Arapiraca (AL);

Eunice Michiles — primeira mulher a assumir uma cadeira no Senado eleita pelo voto popular, em 1979;

Leany Lemos — servidora de carreira do Senado e CEO do Instituto Trajetórias, voltado à formação de talentos brasileiros para universidades de excelência no exterior;

Linamara Battistella — médica, pesquisadora e professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP);

Nilda Gondim — ex-deputada federal e ex-senadora;

Sheila de Carvalho — advogada Internacional de Direitos Humanos, reconhecida pela ONU com o prêmio MIPAD (Most Influential People of African Descent) de reconhecimento às pessoas negras mais influentes do mundo.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder