Honraria Alece
Medalha Perboyre e Silva será concedida a jornalistas de destaque no Ceará
Por Julia Fernandes Fraga - Em 12/09/2025 às 6:33 AM

Assembleia pretende criar medalha para homenagear jornalistas cearenses. Foto: Divulgação
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) apresentou projeto, nessa quinta-feira (11), para instituição da Medalha Perboyre e Silva, destinada a homenagear jornalistas de renome que tenham contribuído de forma relevante para o fortalecimento da imprensa no Estado. A nova comenda substitui a antiga Medalha do Mérito Parlamentar Perboyre e Silva.
O texto aponta que a honraria será concedida mediante indicação de 1/5 dos deputados da Casa e entregue em sessão solene, preferencialmente no mês de setembro. A proposta determina que cada indicação venha acompanhada de biografia com destaque para a trajetória profissional, produção jornalística, atuação institucional e contribuição para o fortalecimento da imprensa cearense.
A matéria justifica que “a medalha ao distinguir jornalistas que seguem a tradição de profissionalismo, independência e compromisso público, cumpre o duplo papel de homenageá-lo e de incentivar novas gerações a perseverarem na construção de uma imprensa livre e responsável, indispensável ao regime democrático”.
Quem foi Perboyre e Silva

João Perboyre e Silva. Foto: ACL
João Perboyre e Silva (1905-1965) nasceu em Redenção e foi uma das figuras centrais da vida intelectual, acadêmica e jornalística do Ceará.
Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Ceará, presidiu por 14 mandatos a Associação Cearense de Imprensa (ACI), entidade centenária.
Durante sua gestão, foi erguida a Casa do Jornalista, edifício localizado no Centro de Fortaleza e que leva atualmente o seu nome.
Em 1951, Perboyre e Silva foi eleito para a Academia Cearense de Letras, ocupando a cadeira nº 33, cujo patrono é Rodolfo Teófilo.
Mais notícias
REFERÊNCIA NACIONAL




























