Memória Artística
Minimuseu Firmeza é reconhecido como Patrimônio Cultural de Fortaleza por indicação de Mari Lacerda
Por Julia Fernandes Fraga - Em 13/11/2025 às 6:52 PM

A vereadora tem forte atuação no campo cultural de Fortaleza. Foto: CMFor
O Minimuseu Firmeza foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Cultural de Fortaleza, recebendo a Declaração de Relevante Interesse Cultural do Município. A decisão foi aprovada em reunião extraordinária do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (COMPHIC), realizada no Teatro Antonieta Noronha, sede da Secultfor, nessa quarta-feira (12). O processo segue agora para sanção do prefeito Evandro Leitão (PT).
O reconhecimento atende ao requerimento da vereadora Mari Lacerda (PT), representante da Câmara Municipal no Conselho.
“O Minimuseu expressa a identidade, a criatividade e a memória do Ceará, contribuindo de maneira efetiva para a valorização da cultura brasileira. A declaração como bem de relevante interesse cultural é uma vitória importante para a cultura cearense, fundamental para assegurar a preservação, difusão e sustentabilidade institucional desse espaço que abriga a memória de Nice e Estrigas e a história das artes plásticas do nosso estado”, afirmou a parlamentar.
O Museu
Criado na antiga residência dos artistas Estrigas (1919–2014) e Nice Firmeza (1921–2013), localizada no bairro Mondubim, em Fortaleza, o Minimuseu consolidou-se como um espaço dedicado à preservação da memória artística cearense. Além de seu acervo documental, desenvolve ações de educação patrimonial, pesquisa, atendimento ao público e residências artísticas. Em nota, a instituição agradeceu o reconhecimento e celebrou a parceria com o mandato da vereadora.
- Minimuseu Firmeza. Foto: Guilherme Silva
- Minimuseu Firmeza. Foto: Guilherme Silva
- Minimuseu Firmeza. Foto: Guilherme Silva
Mais notícias
Segurança informacional































