Posição de Autoridade

Ministro da Educação apresenta plano brasileiro de IA na Índia e firma acordo estratégico em Bangalore

Por Julia Fernandes Fraga - Em 20/02/2026 às 4:24 PM

Camilo2

Camilo Santana discursou no evento nesta sexta-feira, 20. Fotos: Reprodução/Instagram

Integrando a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Nova Délhi, o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), apresentou as diretrizes brasileiras para uso responsável da tecnologia na educação durante a Cúpula sobre o Impacto da Inteligência Artificial. 

Em sua intervenção, o ex-governador do Ceará defendeu limites claros para a aplicação da IA no ambiente escolar, reconhecendo que o uso é “irreversível”. “O nosso cuidado tem que ser os limites do uso da tecnologia. Ela tem que surgir e existir para apoiar nossos professores, não para substituir os nossos professores. Ela precisa manter a questão ética, a questão do humanismo”, alertou.

Ministrosindia

Também estiveram na ocasião os ministros Fred Siqueira Filho, Esther Dweck, Luciana Santos e Alexandre Padilha, além do chanceler Mauro Vieira

No painel “Inteligência Artificial para o Bem de Todos – Perspectivas do Brasil sobre o Futuro da IA”, Camilo destacou o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) e anunciou o Referencial para Desenvolvimento e Uso Responsáveis de Inteligência Artificial na Educação.

Ele também reiterou o compromisso institucional do país, com o uso “responsável da IA como um instrumento de desenvolvimento sustentável, de redução de desigualdades e de promoção da dignidade humana”.

Cooperação Brasil–Índia

Camilo1

Ramesh MC, CEO do Center for Open Societal Systems, assinou o memorando junto ao ministro brasileiro

Durante a missão, o Ministério da Educação (MEC) assinou memorando de entendimento com o Instituto Internacional de Tecnologia da Informação Bangalore (IIIT-B), com vigência de três anos, para impulsionar a transformação digital na educação.

A parceria prevê apoio técnico, projetos-piloto e intercâmbio de experiências, com foco na implementação da Infraestrutura Nacional de Dados da Educação (INDE), criada pela Lei Complementar nº 220/2025.

Para o ministro, “[…] a assinatura do memorando […] tem grande importância para fortalecer nosso trabalho conjunto”. A agenda inclui igualmente a busca por investimentos e soluções inovadoras na área de infraestruturas públicas digitais e código aberto.

Em sinal ainda de amizade entre as duas nações, Camilo presenteou Ramesh MC, CEO do Center for Open Societal Systems, com um jogo de xadrez cearense feito à mão, no qual as peças representam figuras notáveis da região.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder