Na Escócia
Ministro Renan Filho apresenta política de concessões em evento internacional
Por Julia Fernandes Fraga - Em 15/09/2025 às 12:39 PM

Ministro dos Transportes apresentou na Escócia modelo brasileiro de concessões. Foto: Reprodução/Redes sociais
O ministro dos Transportes, Renan Filho, esteve no Reino Unido, na última sexta (12), apresentando o Brasil como referência internacional em concessões de infraestrutura. Ele participou do Roadshow Internacional e Diálogo sobre Otimizações Contratuais, realizado em Edimburgo, na Escócia, parte do Programa Internacional de Líderes da Infraestrutura 2025.
Ações
Renan Filho destacou as inovações do modelo de concessões, sob maior rigor regulatório e ampliação da participação privada, como pedágios mais baixos com aportes públicos, sistema free flow, descontos progressivos para usuários frequentes, uso de 5G, telemedicina e pesagem em movimento.
Desde 2023, foram concedidos 7,9 mil quilômetros de rodovias federais, em 16 leilões, totalizando R$ 176 bilhões em investimentos contratados. A meta é realizar 45 certames até 2026, mobilizando mais de R$ 350 bilhões em recursos privados.
O Programa de Otimização de Contratos, desenvolvido em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU), também foi um dos temas levados. A iniciativa busca corrigir contratos com problemas técnicos e financeiros, permitindo a retomada de obras e a execução de serviços com redução de custos e maior agilidade.
Brasil x Escócia
Renan Filho relatou, em suas redes sociais, que a agenda internacional incluiu, ainda, encontros bilaterais.
“Tive uma produtiva conversa com a ministra dos Transportes da Escócia, Fiona Hyslop, e o cônsul-geral do Brasil, João Pedro Costa, sobre os desafios do setor e as práticas adotadas aqui e no Brasil. Foi um bate-papo bem interessante sobre modelos de concessão, atração de investimentos privados e transição energética”, contou o ministro.
- Renan Filho e Fiona Hyslop
- João Pedro Costa e Renan Filho
COP30
Já durante o painel de encerramento do Roadshow, o ministro participou de debate com professores da Universidade de Durham e representantes da Advocacia-Geral da União sobre transição energética, descarbonização e uso de inteligência artificial na logística. Foram reforçados o papel do país na transição energética global e a realização da COP30 no Brasil.
Mais notícias
ABECS





























