Transnordestina
Ministro Renan Filho confirma decisão de Lula para reincluir PE na rota
Por Julia Fernandes Fraga - Em 01/09/2025 às 2:38 PM

Trecho da Transnordestina em PE será retomado. Anúncio ocorreu nesta segunda, 1º. Foto: Wesley D’Almeida/MPor
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou a reinclusão de Pernambuco no traçado da ferrovia Transnordestina, excluído em 2022 sob alegação de inviabilidade econômica. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (1º) pelo ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL), durante o Fórum Nordeste 2025, no Recife.
“Pernambuco e o restante do Nordeste não podem ficar isolados”, declarou o ministro. Ele confirmou que o edital do trecho Salgueiro–Suape será publicado em outubro de 2025, com contratos previstos para dezembro e início das obras no primeiro semestre de 2026, sob responsabilidade da estatal Infra S.A., com recursos do Novo PAC.
“Quando licitarmos o trecho pernambucano da Transnordestina, eu quero voltar aqui para dar a ordem de serviço e para dizer ao povo pernambucano que a Transnordestina voltou no Nordeste, mas voltou em Pernambuco também. Esse será um grande incentivo ao desenvolvimento do Estado”, prometeu Renan Filho.
Segundo ele, a decisão foi um pedido direto do presidente Lula, justificando que “não há estratégia de desenvolvimento para o Nordeste que exclua Pernambuco”. O senador Humberto Costa (PT-PE) reforçou a prioridade.
“O presidente Lula deve vir a Pernambuco para dar a ordem de serviço. Essa é uma questão extremamente prioritária, e precisamos avançar nela”, completou Costa.
O trecho pernambucano da Transnordestina tem 544 km, mas apenas 91 km da malha ferroviária estão ativos no estado, menos de 3% do transporte de cargas local. Em julho, o Ministério dos Transportes anunciou R$ 1,4 bilhão em investimentos, e estão em estudo dois portos secos — em Salgueiro e no Agreste Central — para reforçar a logística e atrair empreendimentos.
João Campos defende a Transnordestina em encontro com autoridades no Recife
Mais notícias
EVENTO CONSOLIDADO




























