negociação
Missão diplomática do Senado viaja nesta sexta (25) para tentar impedir tarifaço do EUA
Por Aflaudisio Dantas - Em 25/07/2025 às 12:20 AM

Em reunião com Itamaraty, senadores da comitiva foram informados de conversas em andamento com autoridades norteamericanas Foto: Saulo Cruz/Agência Senado
Uma comitiva de oito senadores brasileiros, liderada por Nelsinho Trad (PSD-MS), partirá na sexta‑feira (25) rumo a Washington, nos Estados Unidos, com o objetivo de tentar reverter o chamado “tarifaço” anunciado por Donald Trump. Esse pacote de medidas prevê a imposição de uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros exportados, a partir de 1º de agosto.
Antes do embarque, os parlamentares participaram de uma reunião virtual com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, a embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, além de diplomatas e representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Nessa ocasião, o chanceler destacou conversas em curso com autoridades do Tesouro dos EUA e atores do setor empresarial norte‑americano, reforçando os esforços diplomáticos feitos desde abril para buscar uma solução negociada.
O presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), Nelsinho Trad, ressaltou que a balança comercial entre Brasil e Estados Unidos tem sido favorável aos americanos, com superávits persistentes ao longo dos últimos 15 anos. Trad ainda destacou o prejuízo que a tarifação pode causar à indústria nacional, afetando agronegócio, metalurgia, energia, produção de celulose e setores da indústria de transformação. Ele também alertou que, se implantada, a sobretaxa pode resultar em até 2 milhões de demissões em estados como São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Citou ainda que cadeias produtivas em pelo menos quatro estados norte‑americanos, Califórnia, Flórida, Texas e Nova Jersey seriam afetadas, já que dependem de componentes brasileiros, como petróleo, ferro e aço, café, açúcar, carnes e peças de aeronaves.
Mais notícias
escala 6x1




























