tarifaço

Missão oficial do Senado buscará reverter tarifa de 50% imposta por Washington

Por Aflaudisio Dantas - Em 18/07/2025 às 12:01 AM

Nelsinho Trad Agencia Senado

Comissão será presidida pelo senador Nelsinho Trad Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O Senado Federal definiu nesta quinta-feira (17) os membros da Comissão Temporária Externa de interlocução com o Congresso dos Estados Unidos, criada para negociar a derrubada da nova tarifa de importação de 50% sobre produtos brasileiros, anunciada pelo governo norte‑americano e prevista para entrar em vigor em 1º de agosto.

Ao todo, oito senadores compõem a comissão, que será presidida por Nelsinho Trad (PSD‑MS), atual titular da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). Entre os titulares estão Jaques Wagner (PT‑BA), líder do governo no Senado, Tereza Cristina (PP‑MS) e Fernando Farias (MDB‑AL). Os suplentes incluem o astronauta Marcos Pontes (PL‑SP), Esperidião Amin (PP‑SC), Rogério Carvalho (PT‑SE) e Carlos Viana (Podemos‑MG).

A missão oficial ao Congresso dos EUA está marcada entre os dias 29 e 31 de julho, aproveitando o recesso parlamentar brasileiro, com objetivo de pressionar por adiamento ou revogação da sobretaxa, descrita pela delegação brasileira como “tarifaço”.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder