Debate Parlamentar
Moses Rodrigues comandará Comissão de Integração Nacional da Câmara dos Deputados
Por Julia Fernandes Fraga - Em 05/02/2026 às 12:26 AM

Deputado faz parte da bancada federal cearense. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
O deputado federal Moses Rodrigues (União-CE) foi eleito nessa quarta-feira (4), por aclamação, presidente da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados para mandato de um ano. O colegiado foi criado neste ano, a partir da cisão de uma comissão permanente em duas.
A Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional analisa propostas sobre planos regionais, desenvolvimento e integração de territórios, sistema nacional de defesa civil e migrações internas.
Ao assumir o comando, Rodrigues falou sobre a importância dos projetos de integração, especialmente para os estados do Nordeste. “Vamos debater matérias e projetos importantes para o desenvolvimento do Brasil, sempre dando protagonismo para os deputados em seus estados para que as ações possam ser direcionadas e realizadas pelos parlamentares”, afirmou.
Administrador e professor, Moses Rodrigues está em seu terceiro mandato consecutivo na Câmara. Em 2023, presidiu a Comissão de Educação e foi relator do projeto de lei do Plano Nacional de Educação (PNE, PL 2614/24), aprovado pela Casa em dezembro de 2025.
Comissão de Turismo

Daniela Reinehr integra o PL de Santa Catarina
Destaque também para a presidente eleita da Comissão de Turismo, deputada federal Daniela Reinehr (PL-SC) escolhida por unanimidade.
Em seu discurso de posse, a parlamentar afirmou que sua gestão buscará transformar resultados pontuais em políticas permanentes. A principal meta é a criação de um plano nacional de competitividade do turismo, com foco no aumento do fluxo de turistas, geração de empregos e ampliação da participação do setor no PIB.
Daniela Reinehr destacou que o planejamento será construído com prefeitos, lideranças do setor e parlamentares. “Queremos que o turismo brasileiro seja reconhecido não apenas pelas suas belas paisagens, mas por organização, por eficiência e sustentabilidade”, defendeu.
Advogada e produtora rural, a deputada está em seu primeiro mandato na Câmara e foi vice-governadora de Santa Catarina entre 2019 e 2023. Ela sucede o deputado Marcelo Álvaro Antônio (PL-MG) no comando da comissão.
Mais notícias
Moda e velocidade

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)




























