Gestão pública
Município de Fortaleza recebe comitiva alemã e entrega novos equipamentos de saúde e proteção social
Por Julia Fernandes Fraga - Em 19/10/2025 às 4:22 PM

Prefeitura de Fortaleza assumiu gestão da Santa Casa de Misericórdia. Fotos: PMFor
A Prefeitura de Fortaleza recebeu nesta semana a visita de uma comitiva internacional de saúde da Alemanha; realizou a entrega de veículos aos Conselhos Tutelares e inaugurou o novo Centro de Imagem da Santa Casa de Misericórdia. Juntas, as medidas reforçam, segundo a gestão, o compromisso com a melhoria dos serviços e o bem-estar da população.
Intercâmbio técnico com hospital alemão

Comissão do BG Klinikum Unfallkrankenhaus Berlin está em Fortaleza para intercâmbio técnico
Entre os dias 18 e 21 de outubro, Fortaleza recebe representantes do BG Klinikum Unfallkrankenhaus Berlin (Hospital de Trauma de Berlim), em um intercâmbio técnico-científico voltado à troca de experiências e ao desenvolvimento de parcerias estratégicas para aprimorar o cuidado ao paciente. A delegação conhecerá unidades de referência da rede municipal nas áreas de atenção hospitalar, urgência e emergência, infraestrutura, formação de profissionais e pesquisa em saúde.
O secretário municipal de Relações Internacionais, João Bosco Monte, destacou que a comitiva vem para entender como as experiências locais podem ser adaptadas ao contexto alemão. Além de trazerem também seus conhecimentos.
Riane Azevedo, secretária da Saúde, ressaltou que a cooperação visa “fortalecer parcerias e desenvolver novos projetos que ampliem a eficiência e a qualidade no atendimento à população de Fortaleza”.
Conselhos Tutelares melhor equipados

A vice-prefeita e secretária do Desenvolvimento Social, Gabriella Aguiar, realizou as entregas
Na sexta-feira (17), a Prefeitura entregou 12 novos carros aos Conselhos Tutelares da Capital, durante cerimônia realizada no Conselho Tutelar 8, no bairro Boa Vista.
Na cerimônia, a vice-prefeita e titular da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Gabriella Aguiar (PSD), afirmou que “a mobilidade, a agilidade e a segurança do conselheiro são fundamentais para que ele possa estar presente em tempo hábil e atuar diretamente no local quando for chamado”.
Já Germana Mesquita, presidente da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), lembrou que o reforço na frota faz parte de um conjunto de ações que visam fomentar a rede de proteção social e os equipamentos públicos voltados à infância e à juventude.
Ampliação de serviços na Santa Casa
Também na sexta-feira (17), foi inaugurado o novo Centro de Imagem da Santa Casa de Misericórdia. O espaço, totalmente integrado à regulação municipal, conta com tomógrafo, mamógrafo, densitômetro ósseo, aparelho de raio-X e três equipamentos de ultrassom. A partir de agora, todos os exames de imagem serão gratuitos e realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Em seu discurso, o prefeito Evandro Leitão (PT) indicou que a entrega marca uma nova fase de reestruturação do hospital. “Nós estamos resgatando os serviços da Santa Casa. Reabrimos 163 leitos que estavam completamente fechados. E agora, com o Centro de Imagem, temos mais um avanço: 100% dos exames gratuitos pelo Sistema Único de Saúde. A meta é realizarmos cerca de 4 mil exames por mês”, relatou.
A secretária Riane Azevedo complementou dizendo que “o novo centro representa um salto na capacidade de atendimento e um cuidado mais rápido e preciso com os pacientes da rede pública”.
Mais notícias
IMPACTO NO TURISMO




























