Cúpula Global
Na África, Lula cumpre agenda no G20 e estreita cooperação com Moçambique
Por Julia Fernandes Fraga - Em 21/11/2025 às 6:16 PM

Lula na chegada à África do Sul nesta sexta, 21. Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou nesta sexta-feira (21) a Joanesburgo, na África do Sul, para participar da Cúpula de Líderes do G20.
A agenda de sábado (22) do encontro inclui crescimento econômico sustentável, financiamento ao desenvolvimento, comércio e dívida pública. À tarde, os líderes discutem clima, riscos de desastres, segurança alimentar e transição energética. No domingo (23), os temas serão minerais críticos, trabalho decente e inteligência artificial.
Lula também participa de reuniões bilaterais – como a desta sexta com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa – e do Fórum Índia-Brasil-África do Sul (Ibas).
Cúpula do G20 2025
Como presidente do bloco em 2024, o Brasil integra a troika ao lado da África do Sul e dos Estados Unidos, garantindo continuidade na preparação do fórum.
Em 2025, a presidência sul-africana definiu quatro prioridades: resiliência a desastres, sustentabilidade da dívida pública em países de baixa renda, financiamento para a transição energética justa e uso de minerais críticos como motores de desenvolvimento.
Criado em 1999, o G20 reúne as maiores economias do mundo e resultará em uma declaração conjunta com princípios para extração de minerais estratégicos e terras raras.
Também serão divulgados uma declaração dos ministros de Finanças sobre a dívida e um relatório com melhorias nos métodos de trabalho do grupo.
Visita a Moçambique
Após a cúpula, Lula viaja para Maputo na segunda-feira (24), em celebração aos 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Moçambique.
O país é o maior beneficiário da cooperação brasileira via Agência Brasileira de Cooperação (ABC), com projetos em saúde, agricultura, educação e formação profissional. A visita deve retomar iniciativas nessas áreas e estimular comércio e investimentos, com um fórum empresarial reunindo de 150 a 200 empresários dos dois países.
Lula será recebido pelo presidente moçambicano, Daniel Chapo, com previsão de assinatura de acordo entre academias diplomáticas e outros termos técnicos. Ele também participa do encerramento do fórum e receberá o título de doutor honoris causa da Universidade Pedagógica de Maputo.
O retorno ao Brasil está previsto ainda para a noite de segunda-feira.
Mais notícias
INDÚSTRIA FARMACÊUTICA




























