Mensagem de Abertura

Na Assembleia, Elmano de Freitas aponta queda da criminalidade em 2025 e anuncia convocação de policiais

Por Julia Fernandes Fraga - Em 02/02/2026 às 6:06 PM

Elmano1

Governador esteve na Alece para início do ano legislativo do Ceará. Foto: Carlos Gibaja/Casa Civil

O governador Elmano de Freitas (PT) apresentou, nesta segunda-feira (2), na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), a Mensagem Governamental de 2026, com destaque para o investimento em segurança pública. Durante a abertura dos trabalhos legislativos, o governador confirmou a convocação de todos os aprovados no concurso para soldado da Polícia Militar (PM).

“Já incorporamos mais de 3 mil agentes às nossas forças de segurança desde 2023, considerando Polícia Militar, Polícia Civil, Pefoce e Polícia Penal. E estamos em processo seletivo para mais de 2 mil novos agentes, entre Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Posso adiantar, senhoras e senhores, que vamos convocar todos os aprovados no atual concurso para soldado da PM”, relatou em seu discurso.

Segundo Elmano, os investimentos na área já refletem em resultados concretos. Em 2025, o Ceará registrou redução de 7,7% nos crimes violentos letais intencionais, além de queda nos crimes contra o patrimônio e no roubo de celulares. O gestor estadual também destacou o aumento das prisões de homicidas e integrantes de organizações criminosas, além do bloqueio de mais de R$ 2,2 bilhões vinculados a atividades ilegais, agradecendo o trabalho dos profissionais da segurança.

Integridade das ações de segurança resulta em retração da criminalidade no Ceará em 2025

Outras áreas

Entre os demais anúncios, Elmano confirmou a realização de um novo concurso público para professores da rede estadual em 2026, sob a defesa de que a gestão “quer professores concursados, com plano de carreira”.

Na economia, o governador ressaltou o investimento público recorde de R$ 4,8 bilhões em 2025 e a atração de grandes empreendimentos privados, além do avanço das obras da Transnordestina. Também citou o saldo positivo de cerca de 50 mil empregos formais no ano e o fato de, pela primeira vez, o número de trabalhadores com carteira assinada superar o de beneficiários do Bolsa Família.

O discurso ainda abordou o programa Ceará Sem Fome, os avanços na saúde com a consolidação do Hospital Universitário do Ceará e investimentos em infraestrutura hídrica e viária, apresentados como suporte ao crescimento econômico e social do estado.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder