Liderança regional

Na COP30, Secretaria do Meio Ambiente do Ceará integra Plano Brasil Nordeste e painel sobre cidades em rede

Por Julia Fernandes Fraga - Em 12/11/2025 às 12:21 AM

Sema3

Evandro Leitão, Marina Silva e Vilma Freire se encontraram no 2º dia de COP. Fotos: Sema Ceará

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema) está representada na COP30, em Belém (PA), pela titular da pasta Vilma Freire, que já participou do painel sobre cidades em rede, conduzido pela Prefeitura de Fortaleza, e do lançamento do Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica (PTE-NE). 

Sema2

A empreendedora social, Ticiana Rolim Queiroz, também está na capital paraense

No primeiro momento, durante o painel “Cidades em Rede: Governo Local das Cidades Brasileiras Membro da Rede Global C40 Debatem Estratégias para Acelerar e Escalar a Implementação Climática”, a secretária destacou a importância da integração entre entes federativos e citou as ações estaduais para a área.

“O Ceará tem avançado em políticas de descarbonização, energias renováveis e gestão hídrica, e eventos como este reforçam a importância desse alinhamento para atingirmos as metas assumidas internacionalmente”, defendeu.

O debate contou com o prefeito Evandro Leitão (PT); a ministra Marina Silva; o secretário de Meio Ambiente de Fortaleza, João Vicente Leitão; a secretária de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Tainá de Paula; e outras figuras de renome no campo.

Plano Brasil Nordeste

Em seguida, a Sema esteve no lançamento do Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica (PTE-NE), iniciativa do Consórcio Nordeste que propõe um novo modelo de desenvolvimento sustentável.

À frente da Câmara Temática do Meio Ambiente, Vilma Freire ressaltou que “o Plano mostra que o Nordeste é protagonista na construção de um novo modelo de desenvolvimento: mais justo, sustentável e baseado no respeito à natureza e às pessoas. Estamos transformando potencial em liderança climática”.

Sema1

Nordeste se coloca na vanguarda das ações com o novo plano

Com 47 propostas e 324 ações prioritárias, o plano incorpora experiências cearenses como o Hidrogênio Verde, o Programa Cientista Chefe do Meio Ambiente, o Projeto Renda do Sol e o Programa Agente Jovem Ambiental. 

Os eixos estratégicos incluem energia renovável, bioeconomia, segurança hídrica, economia circular e criativa, buscando transformar desafios climáticos em oportunidades de crescimento sustentável e inclusão social.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder