ATUAÇÃO PREVENTIVA

Novo decreto recomenda uso de máscaras em locais fechados, escolas e ambientes abertos onde possa haver aglomeração

Por Marcelo - Em 10/06/2022 às 2:14 PM

A governadora Izolda Cela anunciou, nesta sexta-feira (10), o novo decreto definido pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19, que entre em vigor a partir da próxima segunda-feira (13), recomendando a ampliação do uso de máscaras para ambientes fechados, especialmente escolares e locais abertos que gerem aglomerações ou proximidade entre as pessoas.

Izolda Cela disse que as pessoas devem se vacinar para reduzir os casos        Foto: Divulgação

“Embora não haja aumento na quantidade de internações nem de óbitos, muito em função da vacina, o comitê recomenda o uso de máscaras em local fechado, especialmente escolas, e ambientes abertos com aglomeração. Lembrando que o uso de máscara segue obrigatório no sistema de transporte público e nas unidades de saúde (hospitais, postos de saúde, UPAs, Policlínicas)”, destaca Izolda Cela.

De acordo com o secretário da Saúde, Marcos Gadelha, foi registrado nas últimas semanas um aumento superior a 100% do grau de positividade dos casos de Covid no Ceará. Ele mostrou gráficos informando que há cerca de 15 dias estava em torno de 4,4% do total de testes realizados e, esta semana, esse volume chegou a 10%.

Apesar do aumento da positividade, o titular da Sesa destacou que isso não tem se refletido no número de casos graves da doença ou de mortes no Estado. E creditou à boa cobertura vacinal que tem ocorrido em todo o Ceará, essa não ampliação dos casos graves, maior pressão sobre o sistema de saúde e óbitos.

A chefe do Executivo estadual destacou que a cobertura vacinal de primeira e segunda doses está em 90,4%, o que é um número bastante significativo, colocando o Ceará entre os melhores índices no Brasil. Mas com relação à dose de reforço, esse percentual cai para 65,1%, que preocupa as autoridades sanitárias cearenses.

Veja o vídeo:

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder