Movimento global
ONU escolhe Ceará para sediar celebrações do Dia Mundial da Alimentação 2025
Por Julia Fernandes Fraga - Em 10/10/2025 às 12:10 AM

A primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas, está à frente das ações. Foto: Programa Ceará Sem Fome
O Ceará foi escolhido, pela primeira vez, por organismos internacionais da Organização das Nações Unidas (ONU), para sediar as celebrações do Dia Mundial da Alimentação. A decisão da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) reconhece o compromisso do Governo estadual no combate à fome e na promoção da segurança alimentar como direito fundamental. A data vai integrar a 2ª edição do Festival Ceará Sem Fome, que será realizado entre os dias 15 e 18 de outubro, em Fortaleza.
Estão previstas as presenças de representantes da FAO, do Programa Mundial de Alimentos (WFP) e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). Na abertura do Festival, no Centro de Eventos, as entidades terão um estande exclusivo, dedicado à troca de experiências, divulgação de iniciativas e debates sobre segurança alimentar e desenvolvimento sustentável.
No dia 16 de outubro, a programação continua no Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE), o qual será iluminado na cor azul — símbolo do Dia Mundial da Alimentação — e receberá uma projeção especial da FAO/ONU, a partir das 18h30; e na Arena Castelão, que também será iluminada entre 19h e 21h.
A iniciativa no Ceará se soma a outros marcos simbólicos já realizados em locais como o Cristo Redentor (RJ) e o Congresso Nacional (DF), que receberam as homenagens em anos anteriores.
Festival Ceará Sem Fome
O Festival Ceará Sem Fome, que abrigará a celebração, pretende reunir debates, exposições, homenagens e apresentações culturais voltadas às políticas públicas de combate à fome desenvolvidas pelo Estado.
O painel de abertura, no dia 15, contará com especialistas e autoridades nacionais e internacionais, entre eles Jorge Meza (FAO), Daniel Balaban (WFP), Hardi Vieira (FIDA) e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. A primeira-dama do Ceará e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, será a mediadora.
Para ela, o reconhecimento internacional representa um avanço nas políticas sociais do Estado. “Com essas iniciativas, o Ceará passa a integrar o mapa mundial das celebrações organizadas pela FAO e seus parceiros. Esse é um reconhecimento ao protagonismo do nosso Estado na luta contra a fome e na construção de políticas públicas inovadoras de segurança alimentar”, celebrou a primeira-dama.
2ª edição do Festival Ceará Sem Fome agrega ações culturais, esportivas e de solidariedade
Serviço
Dia Mundial da Alimentação (ONU/FAO) no Ceará – Iluminação e projeção especial
Data: 16 de outubro
Locais: Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS), às 18h30/ Arena Castelão, às 19h
Mais notícias
MERCADO PREMIUM




























