segurança alimentar

ONU retira Brasil do Mapa da Fome; subnutrição cai para menos de 2,5%

Por Aflaudisio Dantas - Em 28/07/2025 às 5:18 PM

F6aa2a15 Desempenho De Lula No Governo E Reprovado Pela Maioria Dos Brasileiros Foto Ricardo Stuckertpr

Retirada do Brasil do Mapa da Fome foi uma das promessas de campanha de Lula em 2022 Foto: Ricardo Stuckert/PR

O Brasil foi oficialmente retirado do “Mapa da Fome” da ONU. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (28), durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares realizada em Adis Abeba, na Etiópia, após divulgação do Relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025” da FAO. A média trienal 2022–2024 mostrou que a taxa de subnutrição no país caiu para menos de 2,5% da população, o critério necessário para sair do mapa.

Esse é o segundo momento em que o Brasil deixa o Mapa da Fome. A primeira ocorrência foi em 2014, após anos de políticas vigentes. A retomada do combate à insegurança alimentar foi uma prioridade desde o início do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com promessas de reverter o quadro até 2026.

Segundo o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias a meta era prioritária para o terceiro mandato de Lula. “Sair do Mapa da Fome era o objetivo primeiro do presidente Lula ao iniciar o seu mandato em janeiro de 2023 … mostramos que, com o Plano Brasil Sem Fome, muito trabalho duro e políticas públicas robustas, foi possível alcançar esse objetivo em apenas dois anos”, explica.

O “Mapa da Fome” é formado com base na prevalência de subnutrição, metodologia que considera os dados médios trienais, e reflete se parte da população vive sem acesso regular a alimentos adequados. 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder