2026 em curso
Ozires Pontes confirma Ciro Gomes pré-candidato ao governo do Ceará pelo PSDB
Por Julia Fernandes Fraga - Última Atualização 20 de outubro de 2025

Tasso Jereissati foi articulador da volta de Ciro ao PSDB. Foto: Divulgação
O presidente do PSDB Ceará, Ozires Pontes, anunciou, oficialmente, a filiação de Ciro Gomes ao partido. De acordo com o também prefeito de Massapê (CE), o ato de filiação ocorrerá na próxima quarta-feira (22), às 9h30, em um hotel de Fortaleza.
Mais cedo, Ciro havia entregado ao presidente do PDT, Carlos Lupi, sua carta de desfiliação da legenda, após dez anos de vínculo.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Pontes afirmou que o ex-senador Tasso Jereissati foi o principal articulador do retorno de Ciro ao PSDB. Ozires também indicou que Ciro pretende se lançar candidato ao governo cearense em 2026. “O Ceará quer o Ciro de novo”, defendeu.
Ver essa foto no Instagram
Trajetória partidária
Ciro Gomes já havia sido filiado ao PSDB na década de 1990, período em que foi eleito governador do Ceará pelo partido. Ele estava no PDT desde 2015 e disputou duas de quatro eleições presidenciais pela legenda (2018 e 2022).
Nos últimos anos, porém, Ciro passou a divergir do partido diante da proximidade da sigla com governos petistas, a nível estadual e federal. Segundo aliados, devido a isso, a permanência no PDT tornou-se insustentável.
A partir dos rumores de mudança partidária, Ferreira Gomes foi questionado se disputaria novamente a presidência, ao que respondeu: “não quero mais ser candidato, não. Não quero mais importunar os eleitores”.
Além de PDT e PSDB, Ciro registra passagens por PDS, PMDB, PPS, PSB e Pros.
Ciro Gomes encerra ciclo presidencial e avalia cenário político como “maluquice”
Mais notícias
Encerramento dos Trabalhos




























