eleições 2026
Para Kassab, Tarcísio de Freitas pode ser nome único da centro-direita na disputa presidencial
Por Marlyana Lima - Em 11/08/2025 às 4:00 AM

Gilberto Kassab aponta o governador Tarcísio de Freitas como o candidato da Direita para a disputa à presidência – Foto: Agência Brasil
O presidente nacional do PSD e secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo, Gilberto Kassab, afirmou que o governador paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos), pode ser o único nome da centro-direita na disputa presidencial de 2026, caso o cenário político seja favorável.
“O Tarcísio é muito bem avaliado em São Paulo. Para ele deixar de lado uma provável reeleição, é por conta de uma situação muito favorável para ele se eleger presidente da República e também por conta de um chamamento muito expressivo das lideranças do Brasil no campo da política, empresarial, cultural…”, disse Kassab em entrevista ao programa Canal Livre, no domingo (10).
Segundo Kassab, há articulações nesse sentido. “Isso acontecendo, e existe esse movimento, ele será praticamente o candidato único da centro-direita. Ele não vai se apresentar como pré-candidato em uma condição que surja muitas dúvidas quanto a sua eleição.”
Kassab também mencionou outros nomes como alternativas para representar o PSD na corrida presidencial, incluindo os governadores Ratinho Jr. (Paraná) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul). No entanto, disse que “não haverá nenhum problema em compor com o Tarcísio, caso ele entenda que o melhor para o Brasil seja a sua candidatura”.
Avaliação sobre Bolsonaro
Durante a entrevista, Kassab comentou ainda sobre as recentes determinações do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que impôs tornozeleira eletrônica e prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no âmbito do inquérito que apura suposta tentativa de coagir o STF com base em sanções americanas.
Para o presidente do PSD, “pode haver justificativas técnicas” para as medidas, mas o momento político poderia não ser o mais adequado para aplicá-las. As ações fazem parte da investigação relacionada ao julgamento da ação penal do golpe, na qual Bolsonaro é réu.
Mais notícias
comércio exterior




























