1º da América Latina
Parceria entre Fortaleza e Universidade de Chicago cria núcleo de inovação em políticas públicas
Por Julia Fernandes Fraga - Em 26/11/2025 às 6:46 PM

Vice-prefeita Gabriella Aguiar conduziu o anúncio na segunda, 24. Fotos: Marcos Moura/PMFor
A Prefeitura de Fortaleza lançou, na última segunda (24), em parceria com a Universidade de Chicago, o Escritório de Inclusão de Fortaleza.
O novo núcleo é o primeiro da América Latina dedicado à avaliação experimental de políticas públicas, reunindo gestores municipais, pesquisadores e equipes técnicas da administração e de universidades parceiras.
A iniciativa conta com financiamento do Fund for Innovation in Development (FID), gerido pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), e colaboração técnica da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Resultados esperados
A vice-prefeita de Fortaleza, Gabriella Aguiar (PSD), esteve na cerimônia e afirmou que o Escritório representa um avanço no Plano Fortaleza Inclusiva ao permitir a avaliação científica das políticas públicas. “[…] Iremos testar, em cada eixo do Plano Fortaleza Inclusiva, se a política é custo-efetiva, se está mudando a vida das pessoas e, sobretudo, se de fato está reduzindo a desigualdade social”, explicou ela.
Ryan Cooper, diretor do Development Innovation Lab (DIL) da Universidade de Chicago, destacou que a instituição está “ansiosa pela oportunidade de trabalhar com o município de Fortaleza, a primeira cidade no Brasil onde o modelo será aplicado.
“O principal desafio nesse tipo de avaliação é alinhar o desenho de pesquisa com a alocação de recursos das políticas públicas, e queremos fazer boa ciência. Para isso, aqui em Fortaleza, vamos contar com pós-doutores como parte da equipe de pesquisa interna, algo único em escala global”, relatou o diretor.
A pesquisadora da UFC, Elisângela Teixeira, lidera o Escritório de Inclusão de Fortaleza e contou que o trabalho envolverá formação e acompanhamento das equipes responsáveis pelo desenho das políticas em diferentes secretarias.
Segundo ela, a atuação intersetorial permitirá reunir dados, buscar evidências e ajustar modelos para garantir avaliações mais precisas. “Assim, Fortaleza e sua população poderão receber os melhores benefícios”, garantiu.
Inovação para reduzir desigualdades
O Fund for Innovation in Development (FID) é um fundo internacional sediado na AFD e dirigido pelo Prêmio Nobel de Economia Esther Duflo, com foco em financiar inovações voltadas ao combate à pobreza e ao desenvolvimento sustentável.
Já o Development Innovation Lab, iniciativa do Becker Friedman Institute da Universidade de Chicago, fundado e dirigido por Michael Kremer, Prêmio Nobel de Economia de 2019, trabalha em parceria com governos e organizações internacionais para desenvolver e avaliar políticas baseadas em evidências empíricas.
Mais notícias
VIA DISTRIBUIDORES




























