Intercâmbio cultural
Parceria entre Fortaleza e Xiamen rende documentário chinês sobre a capital cearense
Por Julia Fernandes Fraga - Em 21/08/2025 às 2:00 AM

Fortaleza e Xiamen, na China, se aproximam pelo termo de cidades-irmãs. Fotos: Beatriz Boblitz/PMFor
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), recebeu nesta semana comitiva da cidade chinesa de Xiamen em momento de avanços na parceria firmada pelo termo de cidades-irmãs, que visa o fortalecimento de ações conjuntas nas áreas de cultura, educação, mídia e relações internacionais.
“Fortaleza e Xiamen são cidades-irmãs que já possuem um bom relacionamento em diversas áreas. Nós estamos trabalhando para ampliar essa relação, o que pode trazer investimentos da China e gerar trocas de conhecimento que contribuam para o crescimento das duas cidades”, defendeu o prefeito.
Para o secretário de Relações Internacionais e Institucionais de Fortaleza, Bosco Monte, a cooperação com Xiamen reforça a internacionalização da capital e coloca a China como parceira estratégica.
“A atração de investimentos que nós queremos realizar passa por um posicionamento de Fortaleza no cenário global, e a China é, de fato, um grande parceiro, com o qual ainda podemos ampliar muito as relações”, explicou.
Marco do BRICS
Há 10 anos, Fortaleza sediava uma reunião dos BRICS, bloco para articulação político-diplomática de países do Sul Global e de cooperação nas mais diversas áreas. Inicialmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, nos últimos anos recebeu novos membros, expandindo sua composição para os 11 países atuais.
Por ocasião do decênio e para ampliar a visibilidade de Fortaleza no cenário internacional, especialmente na China, a comitiva de Xiamen também visita a capital cearense para gravar um documentário sobre a cidade. A equipe de jornalistas chineses realizou entrevistas e percorreu locais relevantes, como o Mercado dos Peixes e o Centro de Eventos do Ceará.

Documentário sobre Fortaleza será exibido em breve na China.
Na visão de Chen Shulin, produtor do Centro de Notícias – Xiamen Media Group, a viagem a Fortaleza permitiu uma compreensão mais profunda da cidade.
“Não apenas adquirimos uma compreensão mais profunda desta bela cidade, de suas lindas praias e do mar, porém, mais importante, fomos profundamente tocados pela cordialidade dos moradores caminhando pelas ruas e pela atenção cuidadosa do serviço da equipe de recepção. Esperamos ter a oportunidade de voltar aqui novamente e também receber amigos de Fortaleza em Xiamen”, declarou.
Na mesma linha, Sophie Liu, coordenadora de Cooperação Xiamen–Brasil, reforçou a importância do intercâmbio.
“As entrevistas e filmagens permitiram que Xiamen conhecesse mais sobre Fortaleza sob diversos aspectos e tivesse uma compreensão mais profunda do que temos em comum: as belas praias, o povo hospitaleiro e a história compartilhada do BRICS, por exemplo. Obrigado, Fortaleza, e que nossa relação de cidades-irmãs permaneça sempre frutífera”, celebrou Liu.
Mais notícias
REFERÊNCIA NACIONAL




























