Início em 2026

Parlamento cearense lança projeto de reforma com abertura dos jardins à população

Por Julia Fernandes Fraga - Em 27/11/2025 às 12:20 AM

05 11 2025 Presidente Dep. Romeu Aldigueri Psb Plenário Foto Junior Pio (7) (1)

Deputado Romeu Aldigueri divulgou a novidade na sessão desta quarta, 26. Foto: Junior Pio/Alece

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Romeu Aldigueri (PSB), anunciou nessa quarta-feira (26), durante sessão plenária, que o Palácio Deputado Adauto Bezerra – sede do Parlamento estadual – passará por uma nova reforma estrutural, requalificação de espaços internos e construção de equipamentos na área externa.

Pauta da gestão

De acordo com o presidente, as obras pretendem adequar o prédio às normas de prevenção do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, recuperar características arquitetônicas originais e abrir os espaços externos à população. Inaugurado em 1977, o edifício ainda não atende plenamente às exigências do Corpo de Bombeiros e teve o Plenário 13 de Maio afetado por um incêndio em 2024.

Aldigueri informou que o projeto foi desenvolvido por engenheiros e arquitetos especializados, com foco na recuperação da iluminação original e na integração dos jardins ao entorno social.

Alecereforma1

Imagem 3D do projeto de reforma apresentado para a área externa

“A proposta integra os jardins do edifício à comunidade, o que simboliza a abertura das grades que cercam o Poder Legislativo”, afirmou. Ele destacou ainda que “os novos espaços serão inclusivos, pensados para a acessibilidade, estímulos visuais e sonoros e para uma experiência qualificada de circulação e permanência”.

O deputado explicou ainda que os recursos necessários já estão previstos no orçamento de 2026, embora o projeto ainda passe por licitação.

Durante o anúncio, os parlamentares presentes à sessão elogiaram a proposta, destacando sua qualidade, o resgate da história da Alece e o compromisso social com a população. Também ressaltaram o fortalecimento institucional, a humanização dos espaços e a importância da modernização para ampliar a integração da Casa com a sociedade e valorizar o paisagismo do local.

Alterações previstas

Entre as intervenções listadas estão:

> requalificação completa da instalação elétrica, com modernização da infraestrutura;

> correção de vazamentos e recuperação da cobertura;

> implantação de uma escada de serviço externa;

> construção de um sistema de reservatórios de água no térreo, substituindo as caixas d’água;

> desenvolvimento de novo sistema de drenagem pluvial;

> modernização da antena de TV.

Na área externa, serão criados espaço pet, academia ao ar livre, áreas sombreadas, caminhos de passeio, bancos, locais de silêncio e o Pavilhão das Bandeiras, equipamentos que, segundo Romeu Aldigueri, representam “elementos que reforçam o sentimento de pertencimento”.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder