Nova era
Parlamento japonês elege Sanae Takaichi como primeira mulher premiê da história do país
Por Julia Fernandes Fraga - Em 22/10/2025 às 11:44 AM

Sanae Takaichi pretende se tornar a “dama de ferro do Japão”. Foto: Reprodução/Instagram
A política conservadora Sanae Takaichi, do Partido Liberal Democrático (PLD), foi eleita nessa terça-feira (21) primeira-ministra do Japão, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo na história do país. Ela obteve 237 votos na Câmara Baixa e 125 na Câmara Alta, garantindo maioria simples em ambas as casas.
Quem é
Nascida na província de Nara, na região central do país e próxima à Kyoto, Takaichi é filha de um trabalhador de montadora e de uma policial. Diferentemente de muitos políticos japoneses, não vem de uma dinastia familiar. Antes de ingressar na política, estagiou nos Estados Unidos com uma congressista democrata e trabalhou como comentarista de TV.
Aos 64 anos, mantém uma imagem incomum entre os líderes tradicionais: é fã de heavy metal, desde os tempos de faculdade, quando tocava bateria em uma banda. Ainda hoje possui uma bateria elétrica em casa e diz tocar para aliviar o estresse.
No início da vida pública foi deputada independente, mas filiou-se ao PLD em 1996, e foi reeleita nove vezes. Ocupou cargos como ministra da Igualdade de Gênero, ministra da Segurança Econômica e presidente do Conselho de Pesquisa Política do partido.
Takaichi é conhecida por suas posições conservadoras e nacionalistas, alinhadas ao legado do ex-premiê Shinzo Abe, de quem foi protegida política. Assim como ele, defende aumento nos gastos com defesa e políticas econômicas expansionistas, reunidas sob o rótulo de “Sanaenomics”, uma variação da “Abenomics”.
Sanae Takaichi também se descreve como admiradora da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, afirmando desejar ser “a dama de ferro do Japão”.
Repercussão
Após a confirmação da vitória, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou, pelas redes sociais, a nova premiê:
Felicito a @takaichi_sanae por sua eleição como Primeira-Ministra do Japão. Brasil e Japão são grandes parceiros com muitas oportunidades para estreitar o relacionamento bilateral, que completa 130 anos em 2025.
— Lula (@LulaOficial) October 21, 2025
Quem também se manifestou foi o presidente dos EUA, Donald Trump, que elogiou Takaichi, chamando-a de “pessoa altamente respeitada, de grande sabedoria e força”. Ele declarou que sua eleição era “uma tremenda notícia”.
Desafios
Sanae Takaichi é a quarta pessoa a ocupar o cargo de primeiro-ministro do Japão em cinco anos. O novo governo enfrentará inflação alta, desvalorização do iene e baixa natalidade, fatores que pressionam a economia e o sistema de previdência. O envelhecimento populacional e a falta de mão de obra estão entre as prioridades imediatas da nova gestão. Sanae deve anunciar, em breve, a formação de seu novo gabinete, seguido por cerimônia de posse no Palácio Imperial de Tóquio.
Mais notícias
Suplente assume




























