
pós-tarifaço
Pesquisa AtlasIntel mostra recuperação na imagem de Lula após crise com EUA
Por Aflaudisio Dantas - Em 15/07/2025 às 10:44 AM

É a primeira vez desde abril que a avaliação positiva de Lula supera a negativa Foto: Agência Brasil
Pesquisa do instituto AtlasIntel, em parceria com a Bloomberg, divulgada nesta terça-feira (15), revela que a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu 49,7%, um aumento de 2,4 pontos percentuais em relação ao final de junho, quando estava em 47,3%. Ao mesmo tempo, a desaprovação recuou para 50,3%, a menor desde outubro de 2024, representando uma queda de 1,5 ponto percentual.
Esse avanço no saldo de popularidade coincide com o endurecimento da postura do governo diante do chamado “tarifaço” anunciado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que estipulou tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos. A reação do governo Lula é considerada “adequada” por 45% dos entrevistados.
Já em relação à capacidade de representar o Brasil internacionalmente, 61,1% consideram Lula mais eficiente que Jair Bolsonaro. A confiança na capacidade do governo de negociar uma solução com os EUA ficou em 47,9%, e 62,2% classificam as tarifas americanas como “injustificadas”.
Avaliação geral
Na avaliação geral do governo, 43,4% o consideram “ótimo” ou “bom”, enquanto 49,4% o veem como “ruim” ou “péssimo”, e 7,2% declararam como “regular”. Essa é a primeira vez desde abril que a avaliação negativa deixa de ser majoritária.
A coleta dos dados foi realizada entre os dias 11 e 13 de julho, com 2.841 entrevistas online, margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Mais notícias


reestruturação
