Em Fortaleza
Portal de Desaparecidos é apresentado durante encontro nacional da Polícia Civil
Por Julia Fernandes Fraga - Em 27/08/2025 às 2:51 PM

Delegado-geral da PCCE, Márcio Gutiérrez, e o secretário da SSPDS, Roberto Sá, recebem PCs de todo o país, em Fortaleza. Foto: Reprodução/Redes sociais
Foi lançado oficialmente, em Fortaleza, nessa terça-feira (26), o Portal de Desaparecidos do Brasil, durante o 4° Encontro Nacional de Tecnologia e Inteligência para Líderes e Gestores da Polícia Civil.
A nova plataforma nacional permite o compartilhamento unificado de informações sobre pessoas desaparecidas, acessível e atualizado por todas as Polícias Civis do país.
A ferramenta representa um avanço estratégico para a segurança pública, ao ampliar a eficiência investigativa, acelerar a localização de pessoas e fortalecer a cooperação entre estados.
Segundo o presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (Concpc) e delegado-geral da Polícia Civil do Ceará (PCCE), Márcio Gutiérrez, a plataforma será fundamental para ampliar o alcance das investigações.
“A ferramenta vem a ser muito importante para que pessoas, que possam estar em outros estados, sejam localizadas com mais facilidade. E reforçando, não espere 24 horas para realizar o boletim de ocorrência de desaparecidos”, reforçou o gestor.
Destacou-se, ainda, que os encontros do Fórum de Tecnologia e Inteligência, realizados desde 2021, têm rendido resultados concretos a cada edição. Em 2024, por exemplo, foi criado o Sistema Nacional de Cartas Precatórias, que agiliza comunicações judiciais interestaduais e hoje é considerado um modelo de sucesso.
Assim como esse sistema, o Portal de Desaparecidos surgiu diretamente das discussões promovidas no evento, transformando debates em soluções práticas para a sociedade.
Mais notícias
INFRAESTRUTURA




























